Anvisa manda recolher lote de coco ralado após identificar excesso de enxofre

Produto da marca Casa de Mãe apresentou nível de dióxido de enxofre acima do permitido em análise laboratorial; venda e uso foram suspensos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote de coco ralado da marca Casa de Mãe após identificar excesso de dióxido de enxofre, substância utilizada como conservante em alimentos.

A medida foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União e atinge o lote 13/25 do produto, com validade até 17 de setembro de 2026.

Além do recolhimento, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso do lote em todo o país.

Segundo a resolução, uma análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) encontrou 826 mg/kg de dióxido de enxofre no produto, resultado considerado insatisfatório por ultrapassar os limites estabelecidos pela legislação sanitária.

O lote é fabricado pela Qualicoco Ltda., responsável pela marca Casa de Mãe. A reportagem entrou em contato com a empresa e aguarda retorno.

O que os consumidores devem fazer

A orientação é que consumidores que tenham adquirido o lote 13/25 não consumam o produto.

Nesses casos, o consumidor deve procurar o local de compra ou os canais de atendimento da empresa para obter informações sobre troca ou ressarcimento.

A fabricante também deverá recolher as unidades ainda disponíveis no mercado.

O que é o dióxido de enxofre

O dióxido de enxofre é um conservante autorizado para uso em alimentos, mas deve respeitar limites máximos definidos pela legislação. Quando esses limites são ultrapassados, o produto é considerado irregular. A exposição excessiva à substância pode provocar reações adversas, especialmente em pessoas asmáticas ou sensíveis aos sulfitos.

De acordo com a Anvisa, o resultado encontrado no lote analisado infringiu diferentes normas sanitárias relacionadas à qualidade e à segurança dos alimentos.

A resolução entrou em vigor na data de sua publicação.

LOTE AFETADO

  • Produto: Coco ralado
  • Marca: Casa de Mãe
  • Lote: 13/25
  • Validade: 17/09/2026
  • Medida: recolhimento e suspensão da comercialização, distribuição, propaganda e uso
  • Motivo: excesso de dióxido de enxofre identificado em análise laboratorial realizada pelo Lacen-DF.

Do G1