Amazan: do Seridó para o mundo, o poeta que canta e encanta

Com a chegada dos festejos juninos, Campina Grande, na Paraíba, se prepara para viver o Maior São João do Mundo.

A cidade paraibana promove a festa que se consolidou como a principal referência global da cultura nordestina, entitulada como o maior São João do Mundo. Em Campina Grande a comemoração junina será de 3 de junho a 5 de julho, totalizando 33 dias de festa. A estrutura do Parque do Povo foi expandida e unida ao Parque Evaldo Cruz. Além dos shows, a festa conta com a transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

O Parque do Povo tem um espaço de 42 mil metros quadrados que se transforma em uma verdadeira “cidade do forró”.

No Palco principal, grandes nomes da música, palcos culturais, ilhas de forró, fogueira gigante e a tradicional Vila Sítio São João.

Na programação musical, o Rei Roberto Carlos é uma das principais atrações.

E valorizando os artistas locais, está AMAZAN, um ícone da música nordestina que levou seu canto raiz por todo o Brasil e o mundo, através de sua voz e da sua inseparável sanfona, instrumento que ele mesmo fabricou.

Amazan nasceu em Campina Grande, no dia 05 de Outubro de 1963 e

foi criado em Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do

Norte, onde desde criança já apreciava a poesia e a boa música nordestina, começando a tocar com uma velha sanfona emprestada de seu primo Hamilton. O que parecia

brincadeira de criança se tornou a parte mais importante da vida profissional de Amazan. E o cantor percorreu todo o Brasil cantando o rítmo mais nordestino de todos: o forró.

Em Jardim do Seridó viveu até os 19 anos, quando voltou para Campina Grande. Na

Rainha da Borborema, por volta de 1984, conheceu o grupo de cultura nativa Tropeiros da Borborema, e a convite de Gerson Brito, seu Diretor, passou a ser “tocadô oficiá dos tropêro”.

Como integrante dos Tropeiros, Amazan teve oportunidade de mostrar a sua arte

para vários estados brasileiros e até para a Europa, sendo o grupo uma vitrine para o seu trabalho e para uma mudança

profunda na sua visão do mundo.

O seu fascínio pela música determinou definitivamente os caminhos pelos quais iria percorrer. A partir de então, ao.lado de dois outros integrantes formou “Os Três do Forró” e gravou o seu primeiro compacto. Algum tempo depois este grupo se desfez e um novo trio foi criado, o “Festejo Nordestino”, e mais um compacto gravado. Era o início de

uma definição profissional.

Em 1989, em carreira solo, Amazan grava o primeiro LP, “Naturalmente” e começa assim uma carreira de sucesso crescente,

totalizando a gravação de 41 álbuns (LPs, CDs, e EPs) e 6 shows (DVDs). Em 2024, lançou audiovisual (DVD) mais recente: “De versos Cantos”, composto por 10 músicas.

Em 2026, lançou o seu mais single, intitulado “O Espetinho da Galega”, já disponível nas principais plataformas de streamming de música.

A poesia chegou primeiro na vida de Amazan. “Palavra de Nordestino” e “Nordeste em Carne e Osso” foram as suas primeiras empreitadas no mundo literário – mas já aos doze anos escrevia versos de cordel. No ano de 2009 ele lançou o seu terceiro livro: HumoRimado. As suas composições atestam a sua maturidade e a autenticidade de quem cresceu em contato com a

típica condição nordestina. Suas cantigas carregam em suas letras a realidade do sertão e o retrato genuíno da saga

de pessoas que conhecia e eram personagens dessas histórias.

Além de sua rica jornada no mundo da música e poesia, Amazan desponta como empresário, fabricando seu próprio

instrumento ao criar a fábrica de acordeons Leticce, comercializada para todo o Brasil.

Também ator, o poeta fez diversas publicidades para marcas regionais e nacionais. Além da apresentação de programas regionais na TV.

Amazan é amante do forró, enriquecido pelas raízes culturais que lhe deram suporte para buscar estabilidade e autenticidade, mas também pela responsabilidade de levar ao seu público uma cultura enraizada nos pilares nordestinos, com amor e respeito

ao gênero musical sem recorrer a apelos agressivos.

E nesse caminho, canta e conta as paixões, o pensamento e a cultura de

um povo, sendo a música e a poesia um veículo mágico para transformar dificuldades e tristezas, e exaltar a alegria do canto e da dança.

Texto e fotos: Hugo Jr, da Sucursal do Jornal PASSAPORTE em Campina Grande/PB