A Quarta-feira de Cinzas (18) marca o começo oficial da Quaresma 2026 em Belém, momento central no calendário da Igreja Católica que prepara os fiéis para a Páscoa. A data foi celebrada com grande participação popular nas paróquias de toda a cidade, com destaque para a missa na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Julio Akamine, arcebispo da Arquidiocese de Belém.
A Quaresma é um tempo de conversão, jejum, oração e caridade, e começa com o gesto simbólico da imposição das cinzas, que lembra aos cristãos a necessidade de mudança interior e solidariedade.
Campanha da Fraternidade 2026: Fé em moradia digna
Neste ano, a Igreja no Brasil lançou a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). A iniciativa foi divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e convida comunidades a refletirem e atuarem sobre o direito à moradia como elemento essencial da dignidade humana e expressão concreta da fé cristã.
Ao longo da Quaresma, paróquias em Belém estão promovendo encontros formativos, debates e ações de solidariedade, articulando fé e compromisso social em torno do tema da Campanha.
A caminhada quaresmal culminará na Semana Santa, lembrando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo — centro da fé cristã.
Do Jornal PASSAPORTE/Foto: Reprodução
