Ordenamento da Prefeitura de Belém chega às feiras do Açaí e da Farinha, no Ver-o-Peso

Agentes de diversos órgãos municipais atuaram anteontem nas feiras do Açaí e da Farinha, no Complexo do Ver-o-Peso. A ação da Prefeitura faz parte do programa “Belém em Ordem”, que visa promover ordenamento, limpeza, segurança e assistência nos espaços públicos da capital.

Crédito: Ascom Sedcon

A ação nas feiras do Açaí e Farinha do Ver-o-Peso foi coordenada pela Sedcon, que realizou ações de ordenamento e notificou o comércio irregular na área.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), e contou com o reforço da Secretaria Municipais de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), de Saúde (Sesma), de Proteção e Defesa Animal (Sepda) e de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel).

Crédito: Ascom Sedcon

Agentes de secretarias municipais garantem serviços de ordenamento, limpeza, segurança e assistência nos espaços públicos da capital.

“Reunimos todos esses órgãos hoje para realizar uma força-tarefa nessas duas feiras que fazem parte do Complexo do Ver-o-Peso, tão importantes para a economia e para o turismo da nossa cidade. Queremos que todo o Complexo seja sinônimo de organização e exemplo para as demais feiras de Belém”, explicou o titular da Sedcon, André Cunha.

Durante a atuação do “Belém em Ordem”, a Sedcon realizou ordenamento e notificou a comercialização irregular na áreaa Sezel entrou com serviços de variação, raspagem e retirada de entulhos; a Sedpa fez o levantamento dos animais na área e também da comercialização irregular de animais para abatea Sesma esteve presente com ações de Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) na orientação da manipulação dos alimentos comercializados pelos feirantes e com o Centro de Saúde do Trabalhador, a fim de verificar a situação de saúde dos permissionários que trabalham nas feiras do Açaí e Farinha. Para a segurança e ordenamento da ação, os agentes da Segbel reforçaram com efetivos no espaço.

Crédito: Ascom Sedcon

Equipes da Sezel garantem limpeza diariamente nas feiras de Belém.

A permissionária de lanches e café da manhã da Feira do Açaí Hilma Santos, de 23 anos, ficou impressionada com a ação. “Estou trabalhando aqui há três anos, nosso boxe é conhecido desde a geração da minha avó, recebemos aqui principalmente fregueses que fazem a travessia das ilhas para cá. Que bom que a Prefeitura veio aqui nos orientar e dar reforço na área”, disse a vendedora, que recebeu da Sesma orientações de boas práticas de paramentação para a comercialização na feira.

A permissionária da feira do Açaí Hilma Santos recebeu orientação da Devisa sobre boas práticas de manipulação dos alimentos.

As ações do programa “Belém em Ordem” vão continuar nas feiras municipais da capital e seguem um cronograma de visitação. “Nossas equipes passaram pelas feiras e mercados da Terra Firme, Guamá, Pedreira, Parque União, Jurunas, Entroncamento, Feira da 25 e Ver-o-Peso e já estamos programando outros logradouros de Belém”, garantiu o diretor de Feiras, Mercados e Portos de Belém, Neivo Cravo.

Da Agência Belém