Como mais um presente à população pelos 410 anos de Belém, celebrados no último dia 12 de janeiro, a Prefeitura entrega um importante reforço na política pública de proteção animal. A capital paraense passa a contar com um novo Hospital Veterinário Municipal, ampliando o acesso gratuito à saúde animal e fortalecendo o cuidado com cães e gatos, especialmente de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A inauguração do novo Hospital Veterinário Municipal (HVET), localizado na Avenida José Bonifácio, nº 578, ocorreu ontem, quarta-feira, 21. A unidade vai funcionar de forma integrada à Clínica Veterinária Municipal, inaugurada na última terça-feira, 13, para garantir atendimento contínuo, complementar e mais eficiente.
“O novo Hospital Veterinário vem fortalecer a saúde animal do município. Se antes tínhamos apenas um hospital sem capacidade de internação e nenhuma estrutura para atender a demanda do município, agora temos uma Clínica Veterinária e os trailers itinerantes, que contribuem para a triagem dos atendimentos, integrados aos serviços especializados no novo hospital. Dessa forma, ampliamos a nossa capacidade de atendimento para 650 animais por dia, fortalecendo a saúde animal da nossa cidade. Enquanto isso, vamos fazer uma intervenção estrutural no antigo hospital veterinário do Tapanã, que futuramente vai servir como uma unidade que vai priorizar os serviços de castração. Ou seja, vamos ter toda a rede de saúde animal atendida mais os trailers itinerantes que vão atuar em conjunto com a Clínica e o Hospital”, disse o prefeito Igor Normando.
Enquanto isso, o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia passa por reforma geral para modernização da estrutura e ampliação dos serviços ofertados.
A entrega do Novo Hospital Veterinário Municipal representa um avanço significativo na ampliação do acesso gratuito a serviços veterinários na capital. A iniciativa integra o Programa Belém Animal, lançado em março de 2025 pela Prefeitura de Belém, com foco no cuidado, na saúde e no bem-estar dos animais.
A titular da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), Eliana Uchôa, também ressaltou o impacto social da inauguração.
“Esse hospital é resultado de uma política construída com responsabilidade e sensibilidade. Aqui, os animais terão atendimento digno e os tutores contarão com um serviço estruturado, humanizado e gratuito. É um marco para a proteção animal em Belém”, destacou.
Funcionamento e acesso aos serviços O novo Hospital Veterinário Municipal funcionará todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 7h às 16h. Para acessar os serviços é necessário morar em Belém, ter mais de 18 anos, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e realizar cadastro prévio no sistema do hospital.
No momento do cadastro, o tutor deverá apresentar RG, CPF, comprovante de renda ou documento que ateste baixa renda, além de comprovante de residência nominal ou declaração de residência assinada pelo próprio usuário.
As informações e o agendamento de consultas podem ser feitos pelo telefone (91) 99286-7737.
Todos os animais atendidos passarão por cadastro em formulário fornecido pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). Durante o atendimento, será realizada a microchipagem, com dados do tutor, como nome, telefone e endereço. Sempre que indicado, o animal também receberá vacinação.
Serviços oferecidos Entre os serviços disponibilizados pelo hospital estão:
Consultas agendadas Atendimento de urgência e emergência Exames de imagem (raio-x e ultrassonografia) Exames laboratoriais Cirurgias de pequenas e médias complexidades Castração Internação em sistema de UTI Microchipagem Vacinação Atendimento em especialidades veterinárias, como Dermatologia, Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Infectologia e Medicina Felina O atendimento cirúrgico compreenderá procedimentos de baixa, média e alta complexidade, incluindo cirurgias gerais, ortopédicas e oncológicas, além de atendimentos clínicos e emergenciais.
Estrutura física moderna O Hospital Veterinário Municipal conta com uma estrutura completa, composta por:
Área externa: espaço anexo ao prédio destinado a ações itinerantes; Recepção: ambiente acolhedor, equipado para oferecer conforto aos munícipes; Setor de atendimento: consultórios e salas para tratamentos ambulatoriais, seguindo rigorosos padrões de higiene; Salas de emergência para caninos e felinos: preparadas para casos críticos, com macas e insumos essenciais; Setor de diagnóstico: laboratório de análises clínicas, radiologia, ultrassonografia, ECG e aferição de pressão arterial; Setor cirúrgico: consultório de avaliação, área de esterilização, lavagem de materiais, enfermaria para recuperação anestésica e dispensário de medicamentos, operando conforme as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Resultados e próximos passos Responsável pela execução das políticas públicas de proteção animal, a Sepda apresentou resultados expressivos em 2025, com 5 mil castrações, 1.000 capturas de animais errantes e 27 mil doses de vacina antirrábica aplicadas, contribuindo para a redução do abandono e o controle de zoonoses.
Além do hospital, o Programa Belém Animal prevê mutirões itinerantes de castração, vacinação e consultas veterinárias em bairros, distritos administrativos e ilhas. Em janeiro de 2025, a Prefeitura sancionou a Lei nº 10.126, que garante o fornecimento de alimento e água para cães e gatos em situação de rua.
Denúncias de maus-tratos A população pode denunciar casos de maus-tratos por meio dos canais:
WhatsApp da SEPDA: (91) 98209-2918 DEMAPA – Vigilância em Saúde: (91) 3238-1225 Disque-Denúncia: 181 (24h, anônimo) Polícia Militar: 190
Da Agência Belém
