Turistas de 26 estados impulsionam vendas do Natal Luz na plataforma Parksnet

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram a compra de ingressos fora do Rio Grande do Sul

O alcance nacional do Natal Luz, em Gramado (RS), ganhou um novo retrato nesta temporada. É o que mostra dados de venda de ingressos registrados pela Parksnet, uma das empresas a atuar diretamente na comercialização dos espetáculos. Conforme a tiqueteira, turistas provenientes de 26 estados adquiriram seus bilhetes via a sua plataforma. A temporada oficial do evento na Serra Gaúcha, em sua 40ª edição, iniciou em 23 de outubro de 2025 e se estendeu até 18 de janeiro deste ano.

A maior concentração de compradores teve como origem São Paulo (19%), Rio de Janeiro (11%), Rio Grande do Sul (10%) e Minas Gerais (9%). “A presença expressiva de compradores fora do Estado gaúcho e sua diversidade geográfica reforça que a Serra Gaúcha segue consolidada como destino prioritário no calendário turístico nacional para o período natalino”, destaca o CEO da Paksnet, Thiago Samejima.

Outro dado relevante refere-se ao comportamento de compra do público. Conforme Samejima, um dos principais sinais de mudança observado foi no timing de decisão da aquisição dos ingressos. Mais da metade das vendas foi registrada entre os meses de outubro e novembro, antes do auge da programação, indicando um turista mais organizado e atento à compra antecipada dos bilhetes. Já os meses de novembro e dezembro concentraram mais de 75% das ativações comerciais, período em que os espetáculos entraram em ritmo intenso.

“A Parksnet não é apenas uma ferramenta. É uma ponte entre atrativos e pessoas. Atuamos com visão de longo prazo, construindo confiança com quem está na ponta e entregando resultado real para os atrativos”, explica. Nessa direção, de acordo com Samejima, a tiqueteira estruturou sua operação ainda no inverno de 2025, com preparação da rede de afiliados, mais de 1.000  ativos ao longo do período, sendo 200 deles diretamente envolvidos na venda dos espetáculos, organização de calendário e ativações progressivas do Natal Luz.

“Para o destino, isso significa previsibilidade, melhor gestão e mais eficiência ao longo da temporada”, avalia, acrescentando, sem revelar números de vendas e faturamento, que a Parksnet conquistou espaço na temporada em um mercado tradicionalmente disputado por grandes intermediadores. Para isso, uma das estratégias foi apostar em um modelo baseado em suporte contínuo, transparência, comissionamento via split e relacionamento direto com os pontos de venda locais.

Samejima adianta que, com o encerramento do ciclo do Natal Luz, a Parksnet deu início a 2026 com uma agenda de visitas e escuta ativa junto aos principais parceiros da Serra Gaúcha. O CEO da Parksnet salienta que o objetivo é ajustar processos, incorporar melhorias às ferramentas e preparar a base afiliada para os próximos períodos estratégicos do calendário turístico, com foco especial nas temporadas de Páscoa e Inverno.

Sobre a Parksnet

Com sede em Canela (RS), a Parksnet é uma das maiores plataformas do Brasil de distribuição B2B2C de ingressos para parques, atrações, eventos e experiências gastronômicas. Atualmente está presente em cinco Estados no país e soma 3 mil afiliados em sua rede, conectando agências de viagem, operadoras e profissionais do turismo. A empresa atua como ponte entre o visitante e a experiência, oferecendo soluções tecnológicas que simplificam o acesso a produtos turísticos.

No ano passado, a tiqueteira uniu sua expertise com a Nova XS para atender as demandas de  ingressos e reservas envolvendo todo o trade turístico de forma mais dinâmica, incluindo agendamento de reservas em restaurantes, hospedagens, traslados e passagens aéreas, entre outros.

Texto: Pedro Alencastro/Foto: Divulgação