O dono do Banco Master, parentes e parceiros de negócio dele foram alvo de uma nova operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (14). Trata-se da segunda fase da Compliance Zero, que investiga um suposto esquema de fraudes financeiras no banco.
Sob determinação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, R$ 5,7 bilhões foram bloqueados. Foram apreendidos também R$ 97 mil em espécie, carros e artigos de luxo. Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, foi preso enquanto tentava embarcar em um voo para Dubai. A operação mirou também o próprio Vorcaro e os empresários Nelson Tanure e João Carlos Mansur.
A ação gerou atrito entre o ministro Dias Toffoli e a Polícia Federal – o ministro reclamou da demora da PF em cumprir mandados e exigiu que as provas fossem lacradas e guardadas no Supremo. A PF alegou que a decisão de Toffoli travaria a análise dos dados e prejudicaria a investigação. Depois, Toffoli determinou que o material apreendido fique na Procuradoria-Geral da República.
Neste episódio, Natuza Nery conversa com a jornalista Ana Flor. Colunista do g1 e comentarista da Globo e da GloboNews, Ana Flor explica quais suspeitas recaem sobre os investigados nesta nova fase da operação. Ela também relembra todos os últimos capítulos do caso Banco Master e as estratégias utilizadas por Vorcaro para se blindar. E comenta também o pânico que a apreensão do celular dele causa nos bastidores de Brasília.
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações.
Do G1
