O jornalista americano Tucker Carlson afirmou, na quarta-feira (17), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode anunciar guerra contra a Venezuela durante o discurso à nação que faria à noite, segundo lhe informou um membro do Congresso.
– Ontem foi informado aos membros do Congresso que se aproxima uma guerra e que o presidente a anunciará em um discurso à nação às 21h (23h de Brasília) – disse Carlson, um dos mais influentes jornalistas de direita nos EUA, no podcast Judging Freedom, de linha conservadora.
No discurso, é esperado que Trump faça um balanço de seu quase primeiro ano de gestão. Ele também deve manifestar os planos que tem para os próximos três anos, segundo afirmou nesta terça (16) a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Prevê-se que o presidente americano aborde os esforços para reduzir o custo de vida diante das crescentes críticas entre seus próprios eleitores de ter focado mais na política externa do que nos assuntos internos.
O discurso ocorrerá, no entanto, em pleno aumento da tensão no Caribe, onde os EUA mobilizaram uma grande força militar com a justificativa de combater o narcotráfico e que incluiu uma série de bombardeios contra embarcações supostamente usadas por traficantes, com saldo de 95 mortes.
Trump afirmou, na terça, em sua conta na rede Truth Social que a Venezuela “está cercada” pela “maior armada já reunida na história da América do Sul” e cobrou que o país sul-americano “devolva todo o petróleo, as terras e outros ativos que roubou anteriormente” dos Estados Unidos.
Nesse contexto, os EUA confiscaram um navio petroleiro perto da costa da Venezuela na semana passada e nesta terça ordenaram o bloqueio total de todos os petroleiros sancionados que entrem ou saiam do país sul-americano.
Do Pleno.News com informações Agência EFE
