Trump planeja nomear general dos EUA para segurança em Gaza

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja nomear um general norte-americano para dirigir a Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) na Faixa de Gaza, segundo informou nesta quinta-feira (11) o portal digital Axios com base em fontes estadunidenses e israelenses.

Sua nomeação, segundo acrescentou o portal, aumentará ainda mais o peso dos EUA na segurança e na reconstrução de Gaza.

A criação dessa força de estabilização está enquadrada na resolução que foi adotada em 17 de novembro pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e que respaldou o plano de 20 pontos de Trump para Gaza.

Esse plano incluía o compromisso de reconstrução sob supervisão internacional e a criação de um governo de transição, a chamada Junta de Paz, que está prevista para ser dirigida por Trump.

A primeira fase do plano do presidente americano começou em outubro com a entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

A libertação dos reféns do grupo islamita está praticamente completada, faltando a devolução dos restos mortais de um sequestrado morto. O penúltimo corpo, correspondente a um cidadão tailandês, foi entregue a Israel em 3 de dezembro e repatriado seis dias depois.

Se confirmada a previsão de que um general dos EUA dirigirá a Força Internacional de Estabilização, o Axios frisou que os Estados Unidos teriam o controle não só da administração transitória, mas também da segurança do enclave.

Do Pleno.News com agência EFE