Região Sul do Brasil traz contato com a natureza e cultura local como destaques no Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil

O Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil – Edição COP30, elaborado no âmbito do Ministério do Turismo, destaca uma série de possibilidades turísticas na Região Sul do Brasil. Os roteiros reúnem amplo contato com a natureza, a cultura e a ancestralidade dos estados, permitindo aos visitantes experiências inesquecíveis. Destinos para aqueles que gostam de esporte e aventura também estão presentes no guia da região.

PARANÁ

O Catálogo abre o estado paranaense destacando a Experiência no Território Apepú, nos municípios de Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. O roteiro começa com imersão sensorial na plantação de eucalipto, seguida pela Torre Histórica de Observação, que revela vistas panorâmicas do Parque Nacional do Iguaçu. A Capela Quilombola Apepú marca a espiritualidade e resistência da comunidade, enquanto a Trilha Apepú leva os visitantes por 7 km de mata preservada até o Córrego Apepú, onde é possível relaxar em águas cristalinas.

Já os Caminhos do Iguaçu é uma trilha de longo curso que conecta outras quatro da região: Rota dos Pioneiros, Rota da Fé, Caminho Coluna Prestes e Caminho do Peabiru. Essas trilhas interligam os 19 municípios contemplando a cultura, história, atrativos da região. Já o roteiro Entre Indígenas e Caiçaras está dividido em dois territórios distintos. No litoral paranaense, em meio à exuberância da Mata Atlântica preservada, a experiência Segredos do Paraná convida os visitantes a um mergulho sensorial por meio da gastronomia de identidade. No interior do estado, no Território Gralha Azul, a jornada é guiada pela ancestralidade e diversidade cultural.

RIO GRANDE DO SUL

O Catálogo abre os roteiros do estado com a Serra Gaúcha, no município de Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho, que é referência nacional em enoturismo, com mais de 150 vinícolas que oferecem experiências únicas e pioneiras no Brasil, incluindo vinhos e espumantes com denominação de origem. Além do vinho, o município se destaca pelo turismo de natureza, esportivo e de aventura.

Na Georrota Cânions do Sul, o turista terá experiências com a natureza e paisagens singulares e com rica oferta no segmento de turismo rural, geoturismo e turismo de aventura. Além disso, o Caminhos dos Cânions do Sul foi designado como um dos Geoparques Mundiais da Unesco em 2022. Já o Tour Pé da Cascata, na cidade de Canela, combina trilha leve até a base da Cascata do Caracol, mirante suspenso “balanço infinito”, paisagens exuberantes e história local.

SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, o guia apresenta o Circuito de Cicloturismo Caminhos do Grande Oeste, que percorre 26 municípios catarinenses. O trajeto contempla paisagens cênicas e mais de 70 atrativos turísticos naturais, culturais e gastronômicos.

Já a Observação de Baleias na Rota da Baleia Franca litoral sul de Santa Catarina abriga um dos mais belos espetáculos naturais do Brasil: a chegada das majestosas baleias-francas, que todos os anos percorrem milhares de quilômetros desde as geladas águas da Antártica para encontrar abrigo nas enseadas tranquilas entre Laguna, Imbituba e Garopaba, onde dão à luz e amamentam os filhotes. A região é chamada de Rota da Baleia Franca. O encontro é exclusivamente terrestre para evitar o impacto ambiental por mar.

Texto: Marco Guimarães/Ministério do Turismo