A TAP informou que vai cancelar os voos marcados para 11 de dezembro de 2025, data em que está prevista uma greve geral em Portugal. A decisão visa evitar “constrangimentos” a passageiros, já que o sistema de transporte no país deve enfrentar paralisações.
O que muda para quem viaja do Brasil
- Passageiros com voos marcados para esse dia estão sendo contactados pela TAP, que oferece opções alternativas.
- Se preferir, é possível remarcar gratuitamente a viagem: basta alterar a data para até três dias antes ou depois de 11 de dezembro (ou seja, entre 8 e 14 de dezembro). A remarcação pode ser feita pelo site ou app da TAP ou por agências de viagem.
- A TAP informou que manterá apenas um conjunto mínimo de voos essenciais — ou seja, boa parte dos voos internacionais pode ser suspensa. Entre os mantidos, estão alguns voos de/para o Brasil, e rotas consideradas prioritárias.
RISCOS E RECOMENDAÇÕES
- Aeroportos como os de Lisboa e Porto podem enfrentar grande tumulto: mesmo os voos considerados “essenciais” podem sofrer atrasos. Conexões para outros países podem ser fortemente prejudicadas.
- Se sua viagem for para date flexível, o ideal é antecipar ou adiar: a janela gratuita (8 a 14 de dezembro) é uma forma de evitar imprevistos.
- Caso decida manter o voo original, monitore as comunicações da TAP e confirme seu itinerário nos dias próximos — a situação ainda é incerta.
Do Jornal PASSAPORTE/Foto: Reprodução
