Algodoal comemora e conhece a cultura africana e o projeto Ciranda das Artes

Centenas de alunos participaram da Feira Cultural e do encerramento das atividades do projeto Ciranda das Artes, na Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Ferreira, na ilha de Algodoal, em Maracanã, no nordeste do Pará. Neste ano, a feira celebrou a cultura africana e sua influência na cultura brasileira, reunindo estudantes, familiares e a comunidade local em um dia inteiro de atividades.

O Projeto Ciranda das Artes é promovido pela Associação Namazônia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Ele terá um desdobramento, na ilha, no próximo semestre, quando representantes da Fundação Carlos Gomes irão avaliar a realização de um curso de música para a comunidade local.

As atividades foram abertas pelo grupo de carimbó “Misturadinhos”, formado por alunos da escola. Em seguida, o público visitou exposições de trabalhos da escola e mostra de resultados do projeto Ciranda das Artes, como fotovarais com resultados das oficinas de desenho e aquarela e de iniciação à fotografia (Caixa Mágica).

A mostra também contou com os resultados do curso de confecção e musicalização em flauta artesanal e dança regional, todas ofertadas pelo Projeto. O espaço também teve venda de comidas típicas preparadas pela comunidade.

À noite, a quadra da escola transformou-se em um grande palco para apresentações culturais. O grupo “Misturadinhos” abriu a programação artística, seguido por uma série de apresentações. Teve Sambalelê, Maculelê, Capoeira, Dança do Côco e entrega dos certificados do Projeto Ciranda das Artes.

Estudantes do 6º ano fizeram a Dança do Boi-Bumbá da Consciência Negra, seguidos de apresentação de flauta artesanal com Mestre Marinho, dança africana e um desfile sobre cultura Africana.

A noite foi encerrada com uma segunda apresentação do grupo “Misturadinhos”, celebrando a força das tradições amazônicas e afro-brasileiras.

DESTAQUES DO CIRANDA DAS ARTES

A mostra de resultados do Projeto Ciranda das Artes foi um dos pontos altos da Feira. As oficinas, realizadas ao longo dos últimos meses, envolveram alunos de várias turmas em práticas artísticas que incluíram desenho, aquarela, fotografia, confecção de flautas artesanais, musicalização e dança regional. A iniciativa contou com o apoio da direção, coordenação pedagógica, professores da escola e equipe de trabalho.

O sucesso da Mostra de Resultados reafirmou o compromisso da Namazônia com a ampliação do acesso às artes e à cultura, e o fortalecimento da arte e da educação na ilha de Algodoal.

MARAPANIM

Um Cortejo Cultural indo da Praça da Bandeira até à Praça da Matriz, em Marapanim, vai marcar a culminância dos trabalhos do Projeto Ciranda das Artes, neste semestre, no município.

Das 7h30 às 12h haverá mostra de resultados das oficinas ministradas pelo projeto ao longo do semestre, incluindo Iniciação à Fotografia (Caixa Mágica), oficinas de Desenho, Pintura em aquarela, Biojoias, Dança de Rua e Música. A programação inclui também Contação de Histórias.

A programação começa com a recepção dos alunos com a participação do grupo Clube de Animação e Pernaltas de Belém. Em seguida o cortejo cultural sai da praça da Bandeira em direção à praça da Matriz, com participação especial da banda Harmonia Musical.

Após as saudações da Coordenação do Projeto e das secretarias de Educação e Cultura, haverá apresentação do grupo de percussão com materiais reciclados, fruto da Oficina ministrada pelo instrutor Flávio Gama para alunos da escola Sales Neves.

A programação inclui ainda:

Entrega de Certificados; apresentação do Mestre Neves e seus Tocadores de Banjo.
Grupo de dança regional (escola Francisca Alcântara de Vila Silva), pela instrutora Rizzo Carvalho;
Grupo de Percussão Maracas (espaço Cultura Mestra Francisca Miranda), pela instrutora Mestra Bigica;
Grupo de Dança de Rua (escola Zara Trindade – sede), pelo instrutor Xifu;
Grupo de Tocadores de Banjo de Vila Silva, pelo instrutor Mestre Neves;
Grupo Dança Regional (Escola Francisca Carvalho Conceição de Matapiquara), pelo instrutor Janderson Coelho;
Contação de História com Ester Sá;
Encontro Musical Grupo Sereias do Mar, com a participação de Mestre Neves e seus Tocadores de Banjo e Las Maraqueras;

A programação é uma realização da Namazônia em parceria com a Prefeitura Municipal de Marapanim, Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Rouanet.

Fotos: Divulgação