Israel aprova migração de judeus indianos para região da Galileia

O governo israelense aprovou no domingo (23), a absorção, até 2030, de aproximadamente 5.800 pessoas da comunidade Bnei Menashe, um grupo de judeus do nordeste da Índia, que se mudarão progressivamente para a região da Galileia, no norte de Israel.

– É uma decisão importante e sionista que também conduzirá ao fortalecimento do norte e da Galileia – afirmou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A declaração dele. consta em um comunicado divulgado sobre a decisão pactuada com o governo indiano.

A proposta para que os membros da comunidade Bnei Menashe, que começarão a chegar em uma primeira onda de 1.200 pessoas no próximo ano, se instalem em Israel procedeu precisamente do escritório do premiê em conjunto com o Ministério de Aliá e Integração, liderado por Ofir Sofer.

A pasta citada é a encarregada de facilitar a imigração judaica para Israel (aliá) e ajudar os recém-chegados (os conhecidos em hebraico como olim) a se integrarem na sociedade israelense.

Suas funções incluem coordenar a chegada de imigrantes judeus à sua nova residência, oferecer apoio econômico inicial, cursos de hebraico, orientação laboral, moradia temporária e programas sociais para sua adaptação.

Somente nos trabalhos relacionados com a absorção desta primeira leva de 1.200 pessoas, o Executivo israelense prevê destinar o equivalente a cerca de R$ 145 milhões.

O grupo de 5.800 membros da Bnei Menashe que se mudarão para Israel nos próximos cinco anos são originários dos estados de Mizoram e Manipur e seguirão o caminho traçado nas últimas duas décadas por outros quatro mil integrantes de sua comunidade que já vivem em Israel.

 

Bnei Menashe, uma das tribos perdidas de Israel

A Galileia, local onde os Bnei Menashe se estabelecerão, é uma região montanhosa no norte de Israel com um grande peso histórico e bíblico – mencionada repetidamente em textos religiosos – com importantes cidades como Nazaré, Tiberíades ou Safed. Além disso, limita ao norte com o Líbano, e ao leste com o Vale do Jordão e com o próprio Mar da Galileia.

Os Bnei Menashe são um grupo étnico indiano de aproximadamente dez mil membros que, em sua maioria, afirmam descender da tribo bíblica de Manassés, uma das tribos perdidas de Israel.

Muitos deles, que antes eram cristãos, voltaram ao judaísmo e foram reconhecidos pelo Grande Rabinato de Israel. Conservam práticas do judaísmo tradicional como guardar o sabbat, celebram festividades como o Sucot, mantêm algumas leis de pureza familiar e reconstruíram sinagogas.

Do Pleno.News com informações da Agência EFE