Um acordo entre a delegação de Vanuatu e representantes da Iniciativa das Nações Unidas para a Transparência da Ação Climática (ICAT) foi assinado em uma padaria de Belém (PA) depois que um incêndio grave atingiu, na quinta-feira (20), um dos pavilhões que integram a área bluezone COP30.
Representantes do Instituto de Gestão de Gases de Efeito Estufa (GHGMI), parceiro técnico de implementação do trabalho da ICAT em Vanuatu, acompanharam a cerimônia de assinatura na padaria. O local precisou ser alterado após o incêndio.
O ministro das Mudanças Climáticas de Vanuatu, Davidson Gibson, e membros do UNOPS, junto a do GHGMI, oficializaram o documento na padaria.
A padaria fica na avenida Duque de Caxias, que fica a 900 metros da entrada da Zona Azul da COP 30. As informações são do G1
– Este momento inesperado destaca algo fundamental sobre a ação climática: quando confrontados com interrupções, países vulneráveis como Vanuatu continuam avançando. Mesmo após uma evacuação de emergência, a delegação encontrou um novo espaço e concluiu a assinatura, demonstrando determinação e compromisso – disse um representante do GHGMI.
O GHGMI é uma organização que treina equipes locais e constrói sistemas que apoiam a transparência para relatórios climáticos com governos e parceiros.
Do Pleno.News

