Chega a Belém a Casa Pará com a cultura nortista para o mundo durante a COP30

Na COP30, quando Belém se torna o centro das atenções globais, a Casa Pará abre suas portas pela primeira vez em seu próprio território, a partir de 10 de novembro. Da carpintaria legitimamente amazônica aos abridores de letras, do miriti às manifestações culturais, do Marajó à Santarém, a Casa Pará ancora em Belém para celebrar a cultura paraense trazendo uma programação intensa e emocionante através de exposições, instalações e encontros com artistas paraenses, convidando o público a mergulhar nas estéticas, memórias e saberes que nascem do nosso povo.

Viver o Pará é uma experiência profunda e por isso a Casa se propõe a apresentar nossas potências, promover letramento e provocar paixão por nossas cores, formas e sons, onde quer que ela esteja montada. É a oportunidade para o território se apresentar por si mesmo, sendo o sujeito e o narrador da própria história.

O espaço revela como as artes e os saberes ancestrais nortistas conversam e são atravessados pelas discussões socioambientais. Sem estereótipos ou caricaturas através do letramento lúdico.

Com 500 m², a Casa será aberta dentro da En-Zone, um espaço promovido pelo SEBRAE-PA, com diversas iniciativas que vão demonstrar o potencial do empreendedorismo brasileiro para o mundo.

 

Arte e Sustentabilidade em destaque

Uma das instalações confirmadas é o pavilhão de miriti, idealizado para apresentar essa matéria-prima como tecnologia social. O miriti é uma fibra retirada das hastes das folhas do miritizeiro, material renovável também conhecido por sua leveza, mas com maior resistência do que um MDF comum. Esta será a primeira vez que o público de Belém poderá ver o miriti, tradicionalmente usado em brinquedos e artesanato, sendo elevado à escala de uma grande obra de arte e arquitetura. O pavilhão, que já foi exposto na Bienal Internacional de Arquitetura, é um projeto da Guá Arquitetura e do Atelier Miriti Sustentabilidade.

CURADORIA FORTE E PLURAL

A curadoria da Casa Pará na COP30 reúne um time de peso da cena artística paraense, apresentando uma rica mistura de linguagens e olhares. A exposição contará com:

Fotografia Documental e Urbana: Registros potentes da vida ribeirinha por Luiz Braga, manifestações populares pelas lentes da Pati Brasil e o olhar indígena contemporâneo de André Guajajara.

Pintura e Fotografia: Obras de Éder OliveiraÉrica SaraivaPetchó SilveiraMarinaldo SantosPablo MuffarejWalda Marques e PVDias.

Vídeo-Instalação: Trabalhos imersivos e críticos de duas das artistas paraenses mais reconhecidas internacionalmente: Berna Reale e Roberta Carvalho.

Escultura e Arte Tridimensional: Esculturas em cerâmica de Ronaldo Guedes e os peixes feitos com folha de coco pela arte sustentável de Audelina Oliveira do Combu Arte.

Saberes Ancestrais: Os mestres carpinteiros apresentarão mobiliários, os mestres de Abaetetuba apresentarão o miriti como antes nunca visto, as icônicas máscaras do Mestre Vital, que vestem os foliões do Cordão da Última Hora, representando a força da tradição.

Todos os dias, das 16h às 20h, serão promovidos debates e palestras, painéis, exibição de filmes e o lugar ainda contará com espaços para o fomento do empreendedorismo local, como a loja Ciriando, marca paraense e sazonal que valoriza os símbolos da cultura da região.

A CASA

A Casa Pará é um espaço para aproximar outras regiões com os universos criativos paraenses. Nasceu do encontro entre os atuais curadores durante a Semana Criativa de Tiradentes 2023: Trisha Guimarães, jornalista, criadora de conteúdo em @acasacomoelae e grande divulgadora da cultura nortista; e os arquitetos Luis Guedes e Pablo Vale, fundadores da Guá Arquitetura e pesquisadores da Amazônia e suas comunidades tradicionais.

O trio desenvolveu um espaço capaz de apresentar as potências do Pará por meio de narrativas sem estereótipos e de diálogos entre tradição e inovação. Hoje, eles formam o Coletivo Chuva das 4 que desenvolve projetos a fim de apresentar Belém como ela é vista por seus moradores, com letramento e sem caricaturas.

Na COP30, a edição da Casa Pará é patrocinada pelo SEBRAE-PA. A programação completa da Casa Pará na COP30, pode ser acompanhada em @acasapara.

EN-ZONE

A En-Zone é a principal ação do SEBRAE-PA durante a COP30, pensada para potencializar os pequenos negócios brasileiros. A feira ficará localizada no estacionamento do Porto Futuro I, no bairro do Reduto. A Casa Pará funcionará até o dia 21 de novembro, de 16h às 22h.

Da Temple Comunicação