Parque Linear da Nova Tamandaré é inaugurado e beneficia mais de 100 mil pessoas

Uma área de lazer com 1.400 metros de extensão, para atender mais de 100 mil pessoas, foi entregue pelo Governo do Estado na segunda-feira (3), em Belém. O Parque Linear da Nova Tamandaré representa mais um importante legado da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O equipamento moderniza uma das vias mais significativas da capital paraense, que também recebeu nova pavimentação e rede de esgoto.

O Governo do Pará também entregou, na mesma área, o Terminal Hidroviário da Tamandaré, que vai garantir mais conforto e segurança a quem faz a travessia para as ilhas de Belém – como a do Combu -, um dos destinos mais procurados aos finais de semana, e também para o município de Barcarena, na Região Metropolitana.

Para que a população pudesse contemplar o pôr do sol, o governador Helder Barbalho escolheu o final da tarde para entregar o Parque Linear da Nova Tamandaré, e ressaltar que, entre os muitos benefícios, a obra valoriza os imóveis da área. Ele percorreu o Parque Linear e o Terminal Hidroviário da Tamandaré, reforçando que se tratam de legados da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas.

“Trazer a COP30 para Belém antecipou um calendário de obras que levariam 10, 20 anos para acontecer. Em dois anos entregamos um conjunto de obras para melhorar Belém”, frisou o governador. “Quando terminar a COP temos de continuar trabalhando para que esse ritmo de obras não desacelere. Hoje, estamos concluindo mais uma etapa de preparação de Belém para este grande evento”, completou o chefe do executivo.

ESPAÇO PARA A FAMÍLIA

A vice-governadora destacou a importância do Parque Linear como um espaço de lazer para as famílias. “Estamos devolvendo uma nova cara para Belém, entregando um novo espaço de lazer. Vamos poder trazer os filhos, os pais. É um espaço para toda a família”, ressaltou.

O Parque Linear oferece espaços de convivência e lazer, com quiosques, ciclovia, parque infantil, fonte interativa, parque pet, academia ao ar livre, anfiteatro e áreas para contemplação. O projeto abrange todas as nove quadras da Avenida Tamandaré, que receberam plantio e transplante de árvores.

Também foram instaladas novas comportas para o controle do fluxo das marés e, com isso, diminuir o risco de alagamentos na área.

O projeto foi executado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A construção gerou 420 empregos diretos.

DESENVOLVIMENTO

O assessor do BNDES, Pedro Iootty, ressaltou que o Parque melhora a cidade para os moradores, além de ser uma opção turística para quem visitar Belém. “O BNDES acreditou no projeto, que vai deixar um legado para milhares de pessoas. Estamos contribuindo para o desenvolvimento da região”, reforçou.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Francisco Melo (Chicão), a conclusão de mais uma obra estruturante mostra o compromisso do Governo em preparar Belém para um evento global, como a COP30. “Esse foi um projeto que o governo do Estado acreditou e fez acontecer. Parabenizo o governador e a vice-governadora pela iniciativa. Belém ganha nova infraestrutura e um novo ponto turístico”, afirmou.

O prefeito de Belém, Igor Normando, destacou que o conjunto de obras de infraestrutura entregues reafirma o compromisso do Estado em impulsionar o Pará no cenário mundial e consolidar Belém como a porta de entrada da Amazônia. “Belém recebeu o maior volume de obras e serviços da história. Tudo isso por causa daqueles que se prontificaram em fazer mais, e fazer diferente”, assegurou.

A cabeleireira Érica Matos, 49 anos, que reside na Avenida Tamandaré, aprovou o espaço pet do Parque Linear. “A gente tinha problemas de não ter um espaço para lazer com os nossos animais. Agora, temos. Também temos quiosques próximos de casa. Vamos festejar aniversários aqui”, adiantou.

Reginaldo Leão mora há 40 anos próximo à Avenida Tamandaré, e adotou a bicicleta como seu principal meio de transporte. Ele foi um dos primeiros usuários da ciclofaixa do Parque Linear. “Não vamos mais dividir a via com os carros. Antes, tínhamos de transitar bem ao lado da pista, muito próximo dos carros”, disse Reginaldo, acrescentando que “também vou brincar com a minha cachorra no espaço pet”.

Da Agência Pará