O estado do Pará vive um momento de transformação econômica e social com investimentos bilionários dos governos federal e estadual em infraestrutura, capacitação e desenvolvimento urbano e social, por conta da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém. O momento torna-se propício para quem pretende se tornar um empreendedor, com várias oportunidades de franquias em expansão na região.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), Belém está entre as 10 primeiras no ranking das “30 cidades do franchising em faturamento” no 1º semestre deste ano. As franquias estão presentes em 69% dos municípios brasileiros.
Marcas consolidadas no franchising nacional, como Divino Fogão, Água Doce Sabores do Brasil, Milon, Oral Sin e Peça Rara Brechó e Casa do Celular, já estão presentes no Pará e ampliam suas operações diante das perspectivas de crescimento. Abaixo seguem mais informações das marcas:
ÁGUA DOCE SABORES DO BRASIL
Fundada em 1990, a Água Doce Sabores do Brasil se firmou no mercado como referência em casual dinner oferecendo um espaço de confraternização e um cardápio amplo com pratos variados, porções e drinques que carregam a identidade da gastronomia brasileira. A rede, que conta com cerca de 80 restaurantes, projeta implantar a primeira operação no Pará até 2030. O objetivo da marca é ter, ao menos, três operações no estado, em cidades com mais de 200 mil habitantes, como Belém, Marabá e Santarém. Para se tornar franqueado da empresa, o aporte inicial parte de R$ 460 mil, com faturamento médio a partir de R$ 100 mil e prazo de retorno de até 60 meses.
CASA DO CELULAR
Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida que montou em Santarém, a Casa do Celular e hoje é uma grande marca com mais de 20 anos no mercado e mais de 300 lojas espalhadas por 24 estados brasileiros. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$ 150 mil. Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium.
DIVINO FOGÃO
Referência em culinária da fazenda e em praças de alimentação de shopping centers, o Divino Fogão visa o estado do Pará para ampliar sua presença na região Norte. Atualmente com três restaurantes, todos localizados na capital Belém, a rede prevê a implantação de mais três operações em diferentes cidades da região até 2030, gerando movimentação de mais de R$ 3 milhões na economia local. Para ser franqueado da marca, que está há mais de 40 anos no mercado, é necessário investir a partir de R$ 1 milhão. O faturamento bruto mensal é de R$ 400 mil e prazo de retorno de 30 meses.
MILON
Com 125 operações em funcionamento, a Milon, parte do Grupo Kyly, busca expandir sua atuação no Pará. Referência no segmento de vestuário infantil, principalmente em shopping centers, a marca já conta com uma loja exclusiva na capital do estado. Até 2030, a expectativa é ampliar a capilaridade na região com a implantação de quatro unidades nas cidades de Belém, Marabá e Parauapebas. Para ser um franqueado da rede, o investimento parte de R$ 350 mil, com faturamento médio mensal de R$130 mil e prazo de retorno a partir de 24 meses.
ORAL SIN
A Oral Sin, maior rede de clínicas especializadas em implantes dentários do Brasil, se consolidou como referência nacional em reabilitação oral, oferecendo tratamentos completos em implantodontia, próteses dentárias, reabilitação oral e procedimentos estéticos. Fundada em 2004, a marca conta com centenas de clínicas em todo o país, levando tecnologia avançada e atendimento humanizado a milhares de pacientes. No estado do Pará, a Oral Sin está presente em Paragominas, Castanhal, Altamira, Itaituba e Santarém, ampliando o acesso da população a serviços odontológicos de qualidade. O investimento médio para abrir uma unidade é de R$ 600 mil.
PEÇA RARA BRECHÓ
Com 18 anos de mercado, a rede é uma das mais importantes marcas de franquias de moda circular do país e conta com mais de 130 unidades. No Pará já são duas lojas na capital e o brechó segue em busca de novos investidores para expandir na região. Até 2030 o Peça Rara pretende alcançar 300 lojas. Para ter uma franquia da marca há três opções de formato – Pocket, Midi e Clássico, com espaços a partir de 100 m² e investimento inicial de R$ 300 mil (com taxas) para cidades com menos de 300 mil habitantes. A expectativa de faturamento é de R$ 90 mil e o prazo de retorno a partir de 36 meses.
Da DFreire Comunicação e Negócios
