A Prefeitura de Belém realizou, na tarde de domingo (02), a última simulação operacional de trânsito e mobilidade antes do início da Cúpula de Líderes, evento internacional que reúne chefes de Estado e antecede a COP 30.
A operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), mobilizou dezenas de agentes e percorreu o mesmo trajeto que será utilizado pelas delegações e chefes de Estado durante o evento.
O treinamento começou na Avenida Presidente Vargas e terminou no Parque da Cidade, simulando todo o deslocamento oficial das autoridades. O objetivo foi testar o isolamento das vias, o posicionamento das equipes de trânsito, e os pontos estratégicos de bloqueio e desvio.
O diretor de Transporte da Segbel, Isaías Reis, destacou o sucesso da operação e a preparação da capital para receber o evento internacional.
“Hoje fizemos um ensaio geral de segurança pública, fazendo toda a rota das autoridades, os chefes de Estado que estarão em Belém para o evento COP. Fizemos a simulação dos desvios, as interdições parciais, as interdições totais, e foi um sucesso a operação. Tivemos êxito em todo o percurso e estamos prontos para receber a COP 30. Para recepcionar os chefes de Estado dando segurança, e garantindo, também, a fluidez e a tranquilidade da população”, pontuou o diretor.
Durante a COP 30, algumas vias centrais da cidade terão restrições temporárias de tráfego.
As avenidas Nazaré e Gentil Bittencourt ficarão interditadas entre os dias 4 e 9 de novembro, sempre das 6h às 12h, período reservado à passagem das comitivas oficiais.
A Prefeitura reforçou que o plano de mobilidade foi elaborado para minimizar impactos no trânsito e garantir a segurança, tanto das delegações quanto dos moradores da capital.
Com o sucesso da última simulação, a gestão municipal afirma que Belém está pronta para sediar um dos eventos ambientais mais importantes do mundo.
Da Agência Belém
