Partido de Milei vence eleições legislativas na Argentina

O partido do presidente argentino Javier Milei, A Liberdade Avança (LLA), venceu as eleições legislativas do país de domingo (26), superando a coalizão peronista Força Pátria, sua principal adversária. Com 99,21% da apuração concluída, o partido de Milei contava com 40,65% dos votos na disputa na Câmara dos Deputados, contra 31,70% da coalizão peronista, 7,01% da aliança de governadores Províncias Unidas e 4,76% da Frente de Esquerda.

A Liberdade Avança venceu nas províncias e territórios mais importantes da Argentina, como a cidade de Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé e Mendoza, e obteve uma inesperada vitória na província de Buenos Aires, onde havia sido superada pelo peronismo nas eleições provinciais de setembro.

Com esses números, o partido de Milei se encaminha para atingir o objetivo de conquistar um terço da Câmara, traçado pelo próprio governo para levar adiante seus projetos de reforma e contrariar as tentativas da oposição de bloquear decretos presidenciais.

Na eleição parcial para o Senado, A Liberdade Avança venceu em seis dos oito distritos que renovavam seus representantes. Com 98,91% apurados, a sigla de Milei aparecia com 42,03% dos votos, contra 28,42% dos peronistas.

A participação popular nesta eleição foi de 67,85%, a mais baixa desde a primeira eleição após o fim do regime militar na Argentina, em 1983.

Do Pleno.News com agência EFE