O adeus à Nossa Senhora de Nazaré

O RECÍRIO, A 14ª ROMARIA, MARCA OFICIALMENTE O FIM DAS HOMENAGENS A NOSSA SENHORA DE NAZARÉ E DEVE REUNIR CERCA DE 50 MIL FIÉIS

A última procissão da Festividade Nazarena de 2025 será realizada nesta segunda-feira, 27 de outubro, a partir das 8h, logo após a missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belém. Esse será o momento de encerrar oficialmente os 15 dias de celebrações dedicadas à Nossa Senhora de Nazaré.

Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida ao Glória, por volta das 6h30, pelos membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN): Michel Sena, Roberto Corrêa, Jorge Rezende, Ronaldo Martins, Ronaldo Pinheiro e Jorge Xerfan.

A Romaria do Recírio é a 14ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente 800 metros, o menor trajeto entre todas as romarias oficiais. Os devotos acompanham o andor com a imagem, ornamentado por Djan Slaviero, passando pela Passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela Travessa Generalíssimo Deodoro e pelas Avenidas Nazaré e Magalhães Barata, até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt.

O percurso deve ser concluído em cerca de uma hora e, segundo estimativas do Dieese-PA e da Diretoria da Festa de Nazaré, deverá reunir aproximadamente 50 mil pessoas.

HISTÓRIA

A primeira Procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente ao ano de 1859. Naquela época, o Recírio acontecia no domingo à tarde, marcando a volta da imagem à Capela do Palácio do Governo, conforme relatos históricos do mesmo ano. Conhecido como o “Último Ato da Festividade Nazarena”, o cortejo era encerrado com uma missa e o disparo de fogos de artifício na praça em frente ao Palácio.

Atualmente, após a procissão, a Imagem Peregrina permanece na Capela do Colégio Gentil Bittencourt e, em seguida, retorna à Basílica Santuário, onde fica durante todo o ano, até o início da próxima festividade.

O CÍRIO 2025

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinador super master o Ministério do Turismo, patrocinadores master Banpará, Instituto Cultural Vale, Águas do Pará e Hydro. Como patrocinadores Alubar, CN Produções, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Energéticos Bally, Econômico Comércio de Alimentos, FIEPA, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Guamá Resíduos, ITA Center Park, Magazine Luiza, Pag Bank, Sebrae, Rodrigues Colchões, Sudam, Prefeitura Municipal de Ananindeua e Tramontina. Como apoiadores master Afya Educacional, Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, Natura e Jefferson. E mais 114 apoiadores.

Serviço

Recírio 2025

Data: 27 de outubro (segunda)

Horas:

06h30 – Subida da Imagem Original de Nossa Senhora, na Basílica Santuário

07h – Missa do Recírio, na Praça Santuário

08h – Recírio, saída da Praça Santuário

Sugestão de entrevistado:

Mário Tuma Jr. – Diretor de Procissões

Texto e foto: Rosana Pinto – Ascom DFN