A Prefeitura de Belém instalou, na segunda-feira (20), 12 novas lixeiras sustentáveis com capacidade de 100 quilos de resíduos cada, como mais uma estratégia no reforço na limpeza urbana e incentivo ao descarte correto. A iniciativa é fruto da parceria da gestão municipal com a Alpargatas, por meio do programa Havaianas reCICLO, e com o Instituto Rever.
As lixeiras sustentáveis são feitas de chinelos reciclados. O foco inicial das instalações são áreas de alta demanda na capital paraense, como o Parque Linear da Doca, onde as primeiras unidades já estão disponíveis para uso da população.
“Trouxemos esta parceria com a marca para o Parque Linear da Doca, onde estávamos com um grande problema de pessoas jogando lixo de forma irregular. A ideia inicial é espalhar estas lixeiras recebidas em toda a extensão desse espaço e depois em outros locais de Belém, como uma forma de organizar a nossa cidade”, destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.
Além de reforçar a limpeza da cidade, a iniciativa, executada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e pela Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp), beneficia diretamente as cooperativas de catadores e fortalece a economia circular, que é um impulsionador de renda para muitas famílias.
“A parceria com a Prefeitura de Belém fortalece a coleta seletiva, permitindo que materiais descartados sejam reaproveitados de forma criativa, beneficiando tanto o meio ambiente quanto as cooperativas de catadores, que ganham uma fonte adicional de renda“, afirma Pamela Massoud, secretária executiva de Inclusão Produtiva (Seinp).
Desde o início da atual gestão, as ações de educação ambiental foram reforçadas, especialmente em pontos críticos de descarte irregular de lixo. O trabalho ocorre diariamente em diferentes bairros de Belém. São aproximadamente 12 equipes da sezel que atuam simultaneamente e já alcançaram mais de 40 bairros.
Programa Havaianas reCICLO
Desde 2020, o programa de economia circular da marca de chinelos vem desenvolvendo a cadeia de reciclagem da borracha, coletando chinelos pós-consumo nas lojas da Havaianas e nas Cooperativas de Reciclagem e transformando o que antes era resíduo em novas matérias-primas e produtos, como pisos, rodados para carrinho de construção e mantas de revestimento.
“Esta parceria reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e com o legado que queremos deixar para a sociedade, promovendo um impacto positivo ao convidar as pessoas a fazerem parte dessa transformação. O programa Havaianas reCICLO é um marco de pioneirismo tanto para a nossa marca quanto para a Alpargatas, que segue inspirando o mundo com uma pegada mais leve”, reforça Sarah Bonadio, diretora de Assuntos Corporativos da Alpargatas.
Da Agência Belém