Ministério do Turismo participa da abertura do evento “Participação Social na Agenda de Ação COP30”

Representantes do Ministério do Turismo participaram na quinta-feira (16) da abertura do evento “Participação Social na Agenda de Ação COP30”, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O encontro, que ocorreu até sexta-feira (17.10) na Universidade de Brasília (UnB), reúne integrantes de vários órgãos do Governo do Brasil e da sociedade civil.

O evento conta com dois espaços complementares de debates: o Fórum Interconselhos e o Fórum de Participação Social da Amazônia Legal. Juntos, eles têm como objetivo consolidar contribuições da população à construção da Agenda de Ação da COP30. O documento será apresentado durante a Conferência Mundial do Clima de 2025, em novembro, na cidade de Belém (PA).

O Ministério do Turismo foi representado por Joarez Moreira, assessor especial da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, que destacou a importância da presença do setor nas discussões sobre a agenda climática.

“O turismo tem um papel essencial na construção de soluções sustentáveis e inclusivas. Participar desse processo significa contribuir para políticas públicas que respeitem o meio ambiente, valorizem as comunidades locais e preparem o setor para os desafios climáticos que já estão em curso”, afirmou Joarez.

As contribuições que compõem a Agenda de Ação da COP30 estão estruturadas em seis eixos temáticos:

– Transição nos setores de energia, indústria e transporte;

– Gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade;

– Transformação da agricultura e dos sistemas alimentares;

– Construção de resiliência em cidades, infraestrutura e água;

– Promoção do desenvolvimento humano e social;

– Catalisadores e aceleradores, incluindo financiamento, tecnologia e capacitação

O Ministério do Turismo colabora com propostas voltadas à promoção do turismo sustentável, à adaptação do setor às mudanças climáticas e à valorização das comunidades locais e tradicionais dos destinos brasileiros.

FÓRUNS – O Fórum Interconselhos reúne membros da sociedade civil de diversos conselhos e colegiados nacionais. Seu objetivo é fortalecer a democracia participativa e consolidar sugestões estratégicas para a Agenda de Ação da COP30, com base na justiça social e na transição ecológica.

Já o Fórum de Participação Social da Amazônia Legal busca ampliar a voz dos estados da região na construção de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas, garantindo que as realidades locais e regionais estejam refletidas nas discussões que antecedem a COP30.

As propostas resultantes dos dois grupos serão sistematizadas e encaminhadas à Presidência da COP30, representando as principais demandas e contribuições da sociedade civil brasileira para a agenda global do clima.

Por Lívia Albernaz/Ministério do Turismo