Transmitido na sexta-feira (17), o último capítulo da novela Vale Tudo, da Rede Globo, contou com uma cena que ecoa o discurso de soberania nacional adotado pelo governo Lula (PT). No diálogo, os personagens Bartolomeu (Luís Melo) e seu filho Ivan (Renato Goés) exaltaram as qualidades do Brasil em tom semelhante ao usado pela gestão federal desde o início das tensões comerciais com os Estados Unidos.
– A gente nasceu no maior país do mundo. A gente precisa ajudar este país a ser tudo o que ele pode ser. Quando eu fico pensando que o Brasil é bom em tanta coisa… E não falo só da natureza ou dos recursos. É na quantidade de comida que exporta, na produção de energia limpa. O Brasil exporta avião, futebol, música, cinema e marketing. Não tem agência de propaganda no mundo sem um brasileiro. E, na maioria das vezes, nordestino, viu? – diz Bartolomeu.
Na sequência, Ivan cita o Sistema Único de Saúde (SUS) e compara o atendimento público brasileiro com o sistema norte-americano:
– Eu fiquei impressionado com a pesquisa. Se você for aos Estados Unidos e quebrar uma perna, por exemplo, e não tiver dinheiro pra pagar a ambulância, não chega nem ao hospital. Uma ambulância custa US$ 400. O que é isso? R$ 2.400 – pontuou.
Bartolomeu, por sua vez, responde citando o sistema eleitoral brasileiro.
– E o nosso sistema bancário? A urna eletrônica? Isso tudo é tecnologia brasileira – acrescenta o pai.
– O senhor viu que uns cientistas brasileiros descobriram um remédio que pode reverter um tipo de paralisia? – indaga o filho.
É quando Bartolomeu conclui o diálogo com uma reflexão em tom patriótico:
– É sobre isso, filho. O brasileiro precisa voltar a estudar o Brasil, a se orgulhar do país em que vive. Tudo passa pela educação. Educação, mais educação… A gente chega lá. Não dá mais pra ser o país do futuro, Ivan. Tá na hora de o Brasil ser o país do presente – completa.
A cena foi ao ar em meio à campanha de soberania nacional conduzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), chefiada pelo publicitário Sidônio Palmeira. Desde as sanções impostas pelos EUA, o Palácio do Planalto tem divulgado peças publicitárias e pronunciamentos reforçando esse discurso.
A fala dos personagens repercutiu nas redes e foi compartilhada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT).
– Seu Bartolomeu, assim como a gente, sabe que o que não falta é motivo pra se orgulhar de ser brasileiro – escreveu o ministro em publicação no Instagram.
Do Pleno.News