A maior romaria do Círio de Nossa Senhora de Nazaré reuniu mais de 2,6 milhões de pessoas nas ruas de Belém (PA) neste domingo (12). Para atender a maior manifestação religiosa do mundo, a Prefeitura de Belém realizou uma grande operação integrada que garantiu segurança, mobilidade, acolhimento e zeladoria para todos os romeiros e devotos nos últimos dias até o domingo de fé.
A ação da Prefeitura para o Círio 2025 foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), em parceria com a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), órgãos estaduais e entidades civis.
Desde as primeiras horas da manhã, agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) e equipes de trânsito da Segbel atuaram em pontos estratégicos da capital para ordenar o fluxo de veículos e orientar os fiéis. Ao todo, 1.160 guardas municipais se somaram ao efetivo da Polícia Militar e das forças de segurança, assegurando tranquilidade durante o trajeto da Imagem Peregrina.
A operação de mobilidade urbana também contou com o apoio de agentes de trânsito da Segbel distribuídos em cerca de 30 cruzamentos da cidade, que realizaram bloqueios e desvios temporários. Além disso, a Prefeitura garantiu 100% da frota de ônibus em circulação, além da gratuidade no transporte público, facilitando o deslocamento de milhares de devotos.
Na área de acolhimento e prevenção, a Defesa Civil Municipal mobilizou cerca de 3 mil voluntários, em conjunto com 14 mil integrantes da Cruz Vermelha Brasileira, para prestar atendimento humanitário aos romeiros. Postos de apoio foram instalados ao longo do trajeto, garantindo atendimento rápido em casos de desmaios, exaustão e outros incidentes leves.
Jennifer Quaresma teve o irmão atendido pela equipe da Cruz Vermelha e enfatizou a importância do trabalho realizado: “Eu mesma já fui atendida em outra ocasião e isso foi de fundamental importância para que eu continuasse o meu momento de fé. Acho de tamanha importância o trabalho desenvolvido pelos voluntários que auxiliam a população a viver esse momento da melhor forma”, disse.
A aposentada de 74 anos, Irlene Gomes, chegou ainda nas primeiras horas da madrugada do domingo (12), para garantir um lugar à frente da Catedral da Sé. Segundo ela, o pedido esse ano foi especialmente pela saúde do filho.
“Vim pedir de mãe para mãe, pois eu sei que Nossa Senhora não nos deixa desamparados. Meu filho realizou um procedimento nos últimos dias e vim pedir pela recuperação da saúde dele. O Círio é sempre um momento emocionante para mim”, pontuou.
Da Agência Belém