Ainda como parte da Operação Lifestyle para investigar suspeitas de fraude em licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e associação criminosa envolvendo contratos de informática da Prefeitura de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), agentes da Polícia Federal prenderam, na manhã de hoje a vice-prefeita do município, Bárbara Marques.
Ao todo, sete mandados de busca e apreensão já foram cumpridos. Agora, com a prisão da vice-prefeira Bárbara Marques, já são dois presos no decorrer das apurações policiais.
Quem foi preso
O empresário Moysés Mendes da Costa Neto, ex-marido da prefeita Patrícia Alencar (MDB), foi o primeiro preso, e autuado em flagrante por posse irregular de munição.
Segundo o GSI (Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional) do MPPA, durante buscas na casa dele, em um condomínio de Ananindeua, foram localizadas 18 munições de calibre 12 e 30 munições de calibre .38 dentro do closet do quarto. O empresário disse que o material seria usado na segurança de uma fazenda de sua propriedade, na região de Tailândia.
ONDE FORAM AS BUSCAS
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos:
- na casa da prefeita Patrícia Alencar;
- na sede da Prefeitura de Marituba;
- em empresas contratadas pelo município.
O que é investigado
De acordo com a investigação, há indícios de favorecimento e direcionamento em licitações de serviços de informática. O MP apura ainda a existência de empresa de fachada, já que uma das empresas alvo não funcionava no endereço cadastrado na Jucepa, e suspeita que parte dos valores pagos pela Prefeitura tenha retornado como propina à prefeita.
O que dizem os citados
Prefeitura de Marituba informou que o processo corre em segredo de Justiça e que colaborou integralmente com as autoridades, fornecendo documentos e informações solicitados.
A defesa de Moysés Mendes da Costa Neto alegou que ele “não é o alvo principal da investigação”, que colabora com as autoridades e que as munições encontradas em sua casa “são antigas”. ainda segndo a defesa, ele foi liberado após pagar fiança.
Confira os vídeos:
https://www.instagram.com/reel/DPlhW-2Ddi7/
EXONERAÇÃO DA VICE-PREFEITA
A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, publicou no Diário Oficial do Município, decreto com a exoneração da vice-prefeita Bárbara Marques do cargo de secretária Municipal de Educação. O decreto decorre dos fatos envolvendo a parceira de chapa da prefeita em procedimento apuratório realizado pela Polícia Federal e Controladoria Geral da União – CGU.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares deferidas pela Justiça Federal, tais como afastamentos cautelares, bloqueio/sequestro de bens e quebras de sigilo. Todo o material colhido será encaminhado para análise pericial e processual.
No curso das apurações, a Polícia Federal identificou um dos investigados entregando valores em espécie a um agente público dentro de órgão da administração, fato que reforça o esquema de corrupção já mapeado e envolve alvo alcançado na primeira fase da operação. As investigações também apontam indícios de direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços e execução simulada de contratos públicos, com saques em espécie realizados logo após os repasses financeiros — inclusive em compromissos das áreas de saúde e educação.
Os valores desviados são estimados em aproximadamente R$ 200 milhões.
Do Jornal PASSAPORTE