Livro encanta ao unir princípios de fé e ecologia para crianças

Diverso e colorido, o Brasil é um mosaico de paisagens que poderiam facilmente ter saído de um livro ilustrado. Em Guardiões da Criação, a escritora Susana Klassen transforma essa riqueza natural em uma aventura infantil pelos seis principais biomas brasileiros. Ao unir princípios de fé e ecologia, este lançamento convida os pequenos leitores a preservarem a natureza e a se tornarem defensores do planeta criado por Deus.

Passando pela Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, as ilustrações vibrantes de Bibi Mizu retratam tanto as belezas quanto os desafios de cada região. Quem apresenta os biomas são animais falantes e crianças guardiãs, em uma narrativa poética sobre a importância de cuidar da natureza com o mesmo amor com que se honra o Criador.

Cada capítulo traz ainda reflexões que inspiram práticas de gratidão, cuidado ambiental e consumo consciente desde a infância.

A onça-pintada Olívia e a jovem Carla Yanomami, por exemplo, mostram árvores frutíferas, plantas medicinais e aves raras da Amazônia. Já no Cerrado, o tamanduá-bandeira Teodoro e uma família quilombola lembram que dali nascem grandes rios, que abastecem muitos cantos do país.

Enquanto narram as características das regiões, todos os personagens alertam sobre temas como desmatamento e exploração ilegal, resiliência em meio à seca, valorização das produções locais, mudanças climáticas e proteção sustentável dos bichos e terras.

– Neste Universo muito bom que Deus criou, há um planeta azul cheio de vida. No planeta azul há um país imenso, de rica variedade e beleza. No país imenso há um lugar misterioso, secreto e, quase sempre, silencioso – diz o livro.

Em uma viagem lúdica pela fauna e flora nacional, Guardiões da Criação desperta a consciência ecológica, valoriza a biodiversidade e reforça os valores cristãos como base para a responsabilidade socioambiental.

Ele é indicado para a leitura compartilhada em família, escolas e projetos educativos, pois, ensina às crianças que cada pequeno gesto faz a diferença na preservação da criação divina.

Do Pleno.News