O Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia viveu o último final de semana de setembro, 27 e 28, com uma programação especial do “Setembro Verde” para celebrar as datas ambientais do mês. Com entrada gratuita do Bosque, somado ao transporte público de graça aos domingos, as famílias belenenses aproveitaram do início ao fim da manhã as atividades de lazer, com ênfase na preservação da floresta, biodiversidade e consumo consciente.
“É uma iniciativa muito positiva. Eventos como esses são importantes para estimular as crianças, proporcionando contato com a natureza e valorizando os espaços da nossa cidade. Trouxe uma prima e a minha filha, que ficou absolutamente encantada e não parou um minuto sequer”, relata Ana Clara Capacio, mãe da pequena Helena Brito, de um ano e oito meses.
A advogada complementa ainda que apreciou bastante a programação do Bosque e lembrou que vivia momentos únicos de lazer quando criança. “Eu costumava frequentar o Bosque quando criança e desejo que minha filha também preserve essa memória”, disse.
Os visitantes também participaram de exposições de sementes, folhas e animais vivos na trilha principal, com direito a uma orientação das equipes de fauna e flora do Bosque Rodrigues Alves. A estudante Fábila Nicole Braga Dias, de 6 anos, saiu empolgada com a exposição de animais: “Eu sou muito curiosa e amei conhecer o jabuti de pé vermelho e a tartaruga da Amazônia”, disse.
“Considero um momento de grande importância, especialmente para apresentar a natureza ao meu filho. A exposição aos animais desde cedo é fundamental para que as crianças desenvolvam respeito pela natureza. Essas ações ampliam nosso conhecimento e nos aproximam da natureza. Sentir o ar puro e a presença das árvores é essencial, pois somos parte integrante do meio ambiente”, afirmou a visitante Danna Dias.
O Instituto Descarte Correto também participou do “final de semana verde” do Bosque, recebendo resíduos eletrônicos e eletrodomésticos em frente ao portão da Avenida Perimetral, incentivando o descarte adequado de resíduos e a economia circular.
A diretora do bosque, Ellen Eguchi, ressaltou o objetivo de unificar lazer e conscientização no último final de semana do mês de setembro:
“Anualmente desenvolvemos um calendário eco-cultural, com programações mensais em homenagem à natureza. Neste mês, celebramos o Dia da Amazônia, o Dia do Açaí, o Dia da Fauna e o Dia da Árvore. A programação culminou neste fim de semana, com exposições de animais vivos e sementes, além de apresentações artísticas”, explica Ellen.
Para fechar as atividades, equipes de educação ambiental estiveram presentes e conduziram ações voltadas para a criançada, além de promover um plantio simbólico de espécies nativas que vão contribuir para a conservação ambiental na capital paraense.
As atividades promovidas pela Prefeitura de Belém mais uma vez reforçam o papel do Bosque Rodrigues Alves na mitigação das mudanças climáticas e na valorização da floresta urbana.
Da Agência Belém