Temporada de Natal na Serra Gaúcha atrai turistas de todo o Brasil e já concentra vendas para novembro

FAMÍLIAS E CASAIS DE FORA DO RS SÃO MAIORIA ENTRE OS COMPRADORES NA PLATAFORMA DA PARKSNET

Lançada há poucas semanas, as vendas de ingressos para a temporada de Natal em Gramado já seguem em ritmo acelerado e com forte participação nacional. São Paulo (16%), Minas Gerais (13%), Bahia (7%) e Rio de Janeiro (6%) lideram o envio de turistas, enquanto novembro despontou, até o momento, como o mês de maior procura dos visitantes. O levantamento é da Parksnet, uma das empresas credenciadas pelos organizadores para a operação on-line dos tickets. A programação oficial na cidade tem início no dia 23 de outubro e encerra em 18 de janeiro de 2026. A expectativa para o período são 2,8 milhões de pessoas.

“Com ticket médio de R$ 344,85, projetamos um crescimento de dois dígitos nas vendas”, antecipa o CEO da plataforma especializada na distribuição de ingressos para parques, atrações turísticas, hotéis e restaurantes, a Parksnet, Thiago Samejima. O dirigente acrescenta que, além da presença tradicional de paulistas e mineiros na temporada de Natal, paraibanos e cearenses representam, juntos, 10% do público que já garantiu os tickets.

“O perfil do visitante da temporada de Natal mostra expansão geográfica em 2025, reforçando o alcance nacional do evento que movimenta a alta temporada em Gramado”, destacou. Samejima pontua também, nesta temporada, o planejamento antecipado dos visitantes integrados a pacotes turísticos e experiências como uma tendência de compras para o evento. “O comportamento do público que prestigia os eventos natalinos revela novos hábitos de consumo, mas a decisão de última hora mantém sua relevância, fortalecendo a rede de afiliados da Serra Gaúcha”, complementou.

Sobre a rede de 3 mil afiliados, Samejima explica que é composta por motoristas, recepcionistas de hoteis, guias e influenciadores, entre outros, com o propósito de facilitar a aquisição de ingressos. “Democratizamos o acesso para os visitantes. Ao invés de centralizar em grandes canais, a Parksnet empodera profissionais locais que estão em contato direto com o turista. Essa proximidade cria conveniência e gera renda para centenas de microempreendedores locais. A temporada de Natal é um vetor de desenvolvimento econômico regional, e a Parksnet participa desse ecossistema como distribuidora oficial de ingressos junto a centenas de parceiros”, concluiu.

Texto: Pedro Alencastro/Foto: Divulgação