O Exército de Israel avançou em sua ofensiva na Cidade de Gaza na terça-feira (16). A incursão na maior cidade de Gaza, de acordo com os militares, visa “destruir a infraestrutura militar do Hamas”. O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou que “Gaza está em chamas” após o início da operação, que contou com uma série de bombardeios.
Apesar das múltiplas incursões em larga escala na Cidade de Gaza durante a guerra, os terroristas do Hamas conseguiram voltar à cidade depois da saída dos militares. Por isso, Tel-Aviv prometeu tomar o controle de toda a cidade.
Um oficial militar israelense, falando sob condição de anonimato à agência Associated Press (AP), disse que a “fase principal” da operação na Cidade de Gaza havia começado. Ataques aéreos têm atingido a cidade por semanas. O Exército israelense acredita que restam aproximadamente 2 mil terroristas do Hamas na Cidade de Gaza, bem como túneis usados pelo grupo terrorista.
As capacidades militares do Hamas foram vastamente diminuídas após quase dois anos de guerra, e atualmente o grupo realiza principalmente ataques de guerrilha, com pequenos grupos de combatentes plantando explosivos ou atacando postos militares.
Do Pleno.News