A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seinfra), acelera as obras de reurbanização da avenida Romulo Maiorana. As duas primeiras quadras da via serão entregues antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que irá ocorrer em novembro, em Belém.
O projeto de reurbanização da via foca em melhorias na mobilidade urbana, incluindo a construção de ciclovias, calçadas, pistas de caminhadas, bicicletário, áreas de lazer,e a revitalização da pavimentação e drenagem.
Além de uma nova era na integração social, pavimentação e drenagem, a revitalização da avenida Romulo Maiorana irá trazer acessibilidade, com a construção de pisos táteis para pessoas com deficiência.
Valorização do meio ambiente
Um diferencial do projeto da avenida Romulo Maiorana é a valorização do verde. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está havendo a catalogação das árvores. Todas elas trazem um número que identifica a espécie vegetal e idade.
A supressão vegetal foi orientada pela Semma, obedecendo critérios técnicos. “Aqui fomos autorizados a retirar algumas árvores, que estavam danificadas e comprometidas, com risco de queda. Posteriormente, será feito um plano de compensação, para um novo plantio dessas árvores que foram retiradas”, informa Naely Costa, fiscal da obra.
Trabalho e fiscalização intensivos
As obras na avenida Romulo Maiorana contam com um efetivo de 30 operários e são acompanhadas, diariamente, por fiscais da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra).
Entre os serviços executados atualmente estão troca e compactação de solo, execução de calçamento em piso intertravado e piso tátil, execução de estruturas dos quiosques, produção e execução de meio-fio, alvenaria estrutural dos quiosques e drenagem.
“A obra na Romulo Maiorana irá trazer não só a urbanização para recuperar o território para a população, mas também irá reordenar o trânsito no setor. Nos próximos dias, deveremos ter um aumento no efetivo da obra para acelerarmos ainda mais os trabalhos”, destaca a secretária executiva da Seinfra, Danusa Mayara de Souza.
Moradores estão ansiosos pela nova via
Os moradores da área acompanham com ansiedade o andamento das obras. “Há muitos anos estávamos esperando por esta reforma. Uma avenida numa área tão privilegiada estava entregue ao lixo e ao abandono. Queremos ter uma avenida bonita, com áreas de lazer, e isso a Prefeitura de Belém irá nos dar. Estou muito feliz”, diz a publicitária Márcia Sousa, 51 anos.
“Como moradora, estou muito feliz com essa celeridade nas obras em uma área tão importante para Belém. Não vejo a hora de curtir nossa avenida como um grande espaço de convivência entre as famílias”, afirma a engenheira civil Patrícia Siqueira, 47 anos.
Da Agência Belém