IBM quer liderar corrida para computadores quânticos comerciais

No centro de um laboratório histórico da IBM, engenheiros trabalham para construir o hardware que pode desencadear a próxima grande revolução tecnológica: a computação quântica.

Como explica o Wall Street Journal, o objetivo é alcançar a chamada “vantagem quântica”, quando computadores quânticos superam os mais poderosos supercomputadores convencionais.

Corrida bilionária até 2030

  • A IBM, conhecida por seus grandes avanços no século passado, aposta que essa tecnologia pode devolver parte de sua relevância histórica.
  • A empresa desenvolve clusters de chips quânticos que devem permitir computação em larga escala nos próximos cinco anos e já anunciou uma parceria com a AMD para criar supercomputadores centrados em computação quântica.
  • O IBM Quantum System Two, sua máquina mais avançada, já está em operação e sendo usado por pesquisadores do mundo todo.
  • Mais de 3.000 artigos científicos já foram publicados com base em seu uso.
  • A meta da empresa é lançar, até 2029, um computador quântico tolerante a falhas, capaz de resolver problemas complexos de logística, criptografia e simulação de materiais.

Desafios de engenharia quântica

Google, Microsoft e startups também investem bilhões na área. O Google participa de um programa da DARPA para avaliar quais projetos têm potencial de gerar computadores quânticos úteis até 2033. Já a Microsoft aposta em qubits topológicos, ainda não comprovados, mas teoricamente mais estáveis.

Analistas preveem que, até o fim da década, a computação quântica começará a gerar receita significativa – e pode transformar setores como farmacêutico, financeiro, agrícola e militar.

Do Olhar Digital