ÓRGÃO APOIA PROJETO DE MEDICILÂNDIA QUE IMPULSIONA A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA A POPULAÇÃO LOCAL, ALINHADO A INCIATIVAS NACIONAIS DO ÓRGÃO NO SETOR
O ministro do Turismo, Celso Sabino, acompanhou neo sábado (06/09), em Medicilândia (PA), a apresentação do projeto do Centro Educacional e Cultural da Transamazônica. A iniciativa da Prefeitura Municipal integra educação, cultura, infraestrutura turística e proteção social, impulsionando novas oportunidades para a população da região.
A ação se soma às políticas nacionais do Ministério do Turismo para promover o desenvolvimento sustentável do setor, a qualificação profissional e o fortalecimento regional. No evento, o ministro Celso Sabino destacou que o projeto dialoga diretamente com programas estratégicos do órgão.
Sabino citou como exemplo a Escola Nacional de Turismo, em Belém (PA), que oferece capacitação gratuita a profissionais do setor de todo o país.
“Com a Escola Nacional de Turismo, oferecemos capacitação de qualidade para educadores, profissionais do turismo e empreendedores locais. Projetos como o Centro Educacional e Cultural da Transamazônica se somam a essa estratégia, garantindo que nossa gente tenha acesso a formação, gere renda, fortaleça a economia e eleve o turismo brasileiro a um novo patamar de excelência”, frisou Celso Sabino.
Além da qualificação profissional, o Ministério do Turismo reforçou o apoio à capacitação de professores para prevenir a violência contra crianças e adolescentes no segmento, alinhando o projeto de Medicilândia ao compromisso do Governo Federal com a inclusão e a proteção social.
Aparecida de Camargo, professora da rede pública do município, ressaltou o impacto positivo esperado pela comunidade local com o projeto. “Esse projeto vai transformar a vida das nossas crianças e jovens, abrir novos caminhos para o conhecimento, valorizar a cultura da nossa terra e mostrar para todo o Brasil a força de Medicilândia. É um sonho que começa a ganhar forma e que vai deixar um legado para as próximas gerações”, disse a educadora.
CONEXÃO
A ação em Medicilândia também se conecta com políticas públicas do Ministério do Turismo para fomentar o turismo rural e o ramo de eventos, buscando atrair visitantes, movimentar a economia local e ampliar o potencial cultural e turístico da Transamazônica de forma sustentável e responsável.
“Queremos mostrar que é possível fazer o agronegócio caminhar junto com a preservação ambiental, a cultura e a geração de emprego e renda. O turismo pode ser o motor de um desenvolvimento mais justo e equilibrado para toda a região”, acrescentou o ministro Celso Sabino.
As iniciativas fazem parte da estratégia do Ministério do Turismo de transformar a Transamazônica em um polo de turismo sustentável, educação e novação. O objetivo é captar investimentos, reforçar a infraestrutura turística e proporcionar mais qualidade de vida às famílias da região.
Por Cíntia Luna/Ministério do Turismo