Arraial de Nazaré inicia montagem no dia 8 de setembro

EVENTO MANTÉM TRADIÇÃO SECULAR E TERÁ 17 BRINQUEDOS, ALÉM DE ESTANDES COM COMIDAS TÍPICAS E ARTESANATO.

O tradicional Arraial de Nazaré começará a ter suas estruturas montadas a partir do dia 8 de setembro. Na mesma data, chegam as primeiras carretas com os brinquedos do Parque Ita, que retorna ao evento, mantendo uma tradição de mais de 30 anos.

A área do estacionamento da Basílica Santuário será interditada para entrada de veículos a partir de 19 de setembro, sendo reaberta apenas no início de dezembro, após o encerramento do arraial, previsto para 27 de novembro. A abertura ao público está marcada para o dia 25 de setembro, após vistoria e liberação do Corpo de Bombeiros, tanto nas instalações das barracas e sistemas elétricos quanto nos brinquedos do parque.

PARQUE ITA

Neste ano, o Parque Ita oferecerá 17 brinquedos: 10 destinados ao público adulto e 7 para o público infantil. Entre as novidades estão o Kid Play(infantil) — uma área interativa ou “parquezinho” compacto, com escorregadores, túneis e estruturas lúdicas — e o brinquedo Skate (adulto). A roda-gigante terá 32 metros de altura, e outras atrações de grande sucesso também estarão de volta, como a montanha-russa, o Free Style, o Amor Express, entre outros.

“O Parque Ita é parte da memória afetiva do Arraial de Nazaré. Este ano, preparamos novidades no arraial, a maioria dos estandes de vendas estarão localizados no terreno ao lado, onde fica o CIM (Coração Imaculado de Maria), e a área do estacionamento será para uso do ITA”, destaca o diretor Rodrigo Cardoso.

Fundado em 1985, o Ita é um dos maiores parques itinerantes do Brasil, presente em diversas cidades do país.

Além das atrações do parque, o Arraial contará com 96 estandes de tamanhos variados, oferecendo uma ampla diversidade de produtos: comidas típicas, artesanato, artigos religiosos, brinquedos, miriti, bijuterias, entre outros.

HISTÓRIA

O Arraial de Nazaré tem origem na primeira edição do Círio de Nazaré, em 1793, quando era organizado como uma grande feira de produtos agrícolas. O termo “arraial” surgiu com a construção das casas ao redor da ermida de Plácido, após o achado da imagem, aproveitando o intenso fluxo de peregrinos.

Naquele tempo, as festividades ocorriam em setembro, período do verão amazônico, quando as chuvas diminuíam. Para a realização do primeiro Círio, o governador organizou uma feira com produtos trazidos de diversos municípios, providenciando inclusive transporte fluvial para pessoas e mercadorias.

De acordo com pesquisadores, o Arraial acontecia inicialmente em frente à Basílica, onde hoje está localizada a Praça Santuário de Nazaré (antigo Conjunto Arquitetônico de Nazaré – CAN). Com o passar do tempo, o evento ganhou novas características, incorporando brinquedos, barracas de comidas típicas, artesanato e produtos diversos, tornando-se um espaço de convivência, lazer e tradição dentro das festividades do Círio.

Confira o cronograma de montagem do Arraial de Nazaré:

8/09 – Montagem dos estandes do arraial

8/09 – Previsão de chegada dos caminhões com brinquedos do Parque Ita

Até 24/09 – Avaliação do Corpo de Bombeiros

25/09 – Previsão de abertura do arraial ao público

27/11 – Encerramento e desmontagem do arraial

O CÍRIO 2025

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Banpará, Instituto Cultural Vale e Hydro. Como patrocinadores Alubar, CN Produções, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Energéticos Bally, Econômico Comércio de Alimentos, FIEPA, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Guamá Resíduos, ITA Center Park, Magazine Luiza, Pag Bank, Sebrae, Rodrigues Colchões, Sudam e Tramontina. Como apoiadores master Afya Educacional, Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, Natura e Jefferson. E mais 108 apoiadores.

Texto e fotoas: Rosana Pinto/Diretoria da Festa de Nazaré