Vídeos – Operação da PF e CGU faz busca e apreensão no gabinete da presidênica da Alepa e contra empresários por fraudes com verbas públicas

Cinco pessoas foram presas e 18 são alvo de mandados de busca e apreensão em Belém e Marituba nesta terça-feira (2). A investigação da Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), aponta desvios em contratos da Saúde e Educação do Pará que somam R$ 198 milhões. Entre os alvos estão empresários e servidores públicos. Há informações de que a PF e CGU realizaram busca e prisões no Condomínio Greenville e no Gabinete da presidência da Alepa. A casa é presidida pelo deputado Chicão.

A Operação Expertise apura um esquema fraudulento de direcionamento de licitações, lavagem de dinheiro e empresas de fachada financiadas com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

A PF apura quanto foi desviado. A suspeita é que os recursos eram sacados em espécie e redistribuídos entre os envolvidos. Os nomes dos alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem, mas um dos mandados foi cumprido na sede da Assembleia Legislativa do Pará.

“O objetivo é apurar a atuação de organização voltada ao cometimento de crimes contra a Administração Pública e à lavagem de capitais, mediante a contratação fraudulenta de empresas por diversos órgãos públicos estaduais e municipais do Pará, por meio da utilização de recursos federais oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS)”, informou a PF.

A operação conta com a participação de 65 policiais federais e seis auditores da CGU.

Confira os vídeos do instagram e youtube:

https://www.instagram.com/reel/DOGptXKjaRg/?igsh=b2lraXlueXJqZDYw

Do G1/Debate Carajás/Fotos: Reprodução