Capacitação profissional, expectativa de renda extra, empoderamento e muita disposição para empreender. Estas foram as conquistas das trinta alunas do primeiro Curso Jovem Empreendedor – empreendedorismo sustentável, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, na Associação de Moradores da Vila da Barca.
Casada, dona de casa e mãe de três filhos, Sônia Pinheiro aprovou a capacitação e agora pretende ampliar sua renda. “Eu gostei porque aprimorou nosso conhecimento. Adorei aprender a fazer pulseiras e colares, a partir de materiais sustentáveis que no final viram biojoias muito belas. Agora vou oferecer mais esses produtos no meu comércio em casa mesmo, onde já vendo sandálias artesanais”, comemora Sônia.
Na noite de sexta-feira (29), as novas empreendedoras foram devidamente certificadas pelo primeiro curso em que aprenderam a produzir biojoias, preparar embalagens e divulgar suas produções. E tudo de forma leve e dinâmica, com ensinamentos na prática sobre temas que serão discutidos na COP-30, como economia verde, redução de resíduos e uso consciente de recursos.
Titular da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Larissa Martins reforça que o projeto vai promover capacitação e gerar renda em todos os bairros, em especial bairros em situação de vulnerabilidade.
A procura das comunidades pelos cursos já é intensa. Além de novas turmas do curso de biojoias em outros bairros, já estão confirmadas turmas em serviços de estética, além de capacitações em gastronomia, que terá mais informações divulgadas em breve.
“A Prefeitura lança o projeto com este curso de biojoias feitas a partir de materiais sustentáveis, econômicos e ecológicos como caroço de açaí, conchas, fios de crochê. As mulheres têm a possibilidade de montar um empreendimento de economia solidária. Entendemos que esta tem que ser uma agenda nossa, que visa ao debate sobre sustentabilidade na COP-30, mas também que empodera as pessoas dos seus bairros”
Os cursos de empreendedorismo objetivam estimular práticas de consumo responsável e fortalecer o combate a desperdícios, integram a agenda sustentável da Prefeitura e são realizados em parceria com a Funtelpa – TV Cultura.
Curso completo ensina desde a produção de biojoias até divulgação
Como vendedora de catálogo há mais de três décadas, a técnica de enfermagem Vânia Progenio conquistou os eletrodomésticos e móveis de casa com muito trabalho.
“Sou técnica de enfermagem há 25 anos, mas nunca parei de vender. Antes a gente ia de porta em porta. O curso ensinou como fazer a venda de casa, aprendemos a divulgar pelas redes sociais, fizemos logomarca. Estou muito feliz com este colar que fiz aqui. E acho maravilhoso ver os sorrisos das minhas companheiras que estão comigo”, se emociona Vânia, que é também vice-coordenadora da Associação de Moradores da Vila da Barca.
Diretora institucional do Instituto de Desenvolvimento Social e Produtivo da Amazônia (Idespa), Marcela Almeida coordenou a capacitação em biojoia, em que alunas produziram colares, pulseiras e embalagens, tudo feito com matéria sustentável, além das próprias logomarcas, por meio de inteligência artificial. “Este curso é completo, com noções de empreendedorismo para fazer um negócio de sucesso. A maioria das alunas é responsável pela renda da sua casa, então trazer autonomia e abrir o leque de possibilidades é sensacional”,
Para Ellen Damasceno, o curso tem motivo especial: “A minha filha de 8 anos já faz joias por conta própria e ela sempre me pede ajuda na produção. Eu vim me qualificar para produzir junto com ela e amei o curso e quero que venham mais cursos desses para nossa comunidade”, declara.
INSCRIÇÕES
Pessoas interessadas em participar dos cursos de capacitação devem priorizar locais próximos de sua residência e bairro no momento da inscrição, que pode ser realizada clicando aqui.
Os cursos iniciam a partir das 18h, com exceção do curso na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, que ocorrerá à tarde. As turmas já confirmadas são:
- ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA VILA DA BARCA (Rua Professor Nelson Ribeiro, n. 66)
- IGREJA BATISTA NOVA ESPERANÇA II – TERRA FIRME (Passagem Santa Helena, n. 97b)
- CENTRO COMUNITÁRIO DO CONJUNTO XINGÚ I – SIDERAL (Qd. 17, n. 79)
- ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOVA ALIANÇA – PRATINHA (Passagem Profeta Isaías, n. 216)
- SECRETARIA EXECUTIVA DE DIREITOS HUMANOS (AV. ALMIRANTE BARROSO, N. 1312)
Os três próximos cursos já com inscrições abertas vão ser no bairro do Sideral, onde participantes também aprenderão as etapas da produção de biojoias, com início a partir da próxima segunda-feira, de 01 a 05 de setembro, na Centro Comunitário do Conjunto Xingú I.
Também em setembro a Prefeitura inicia turmas de serviços de estética, como limpeza de pele, aplicação de hena e cílio tufinho em dois bairros. Na Pratinha, local Escola Municipal De Educação Infantil Nova Aliança, de 15 a 19 de setembro. E na Terra Firme, de 22 a 25 de setembro, local Igreja Batista Nova Esperança II.
O projeto de cursos promovidos pela Prefeitura de Belém é de longa duração e vai percorrer muitos bairros da capital paraense, disponibilizando até 60 vagas por turma, sempre priorizando moradores da própria comunidade. Ao longo do projeto, a expectativa é de capacitar 2.000 pessoas interessadas em capacitação profissional para geração de renda sustentável.
Da Agência Belém