De 02 de setembro a 02 de outubro será realizada a exposição “Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira” no Museu de Arte Sacra, organizada pela The Japan Foundation e coorganizada pelo Consulado do Japão em Belém. Desde 2017, esta exposição itinerante vem visitando diversos países da Ásia, Europa, Oceania, Oriente Médio, América do Norte, América Central e região do Caribe e, neste ano, que marca o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, está em turnê pelo Brasil. A exposição será realizada em Belém após paradas em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.
CONTEÚDO DA EXPOSIÇÃO
Os netsuke, pequenas esculturas esculpidas em diversos tipos de design que eram usadas como fechos para recipientes de carimbo, estojos para tabaco, etc. durante o Período Edo (1603-1868) – época em que a cultura do vestuário tradicional japonês floresceu –, são altamente apreciados por todo o mundo. Além destes “netsuke antigos”, que compõem um gênero de artesanato primorosamente detalhado, os “netsuke contemporâneos”, que incorporam novas ideias e sensibilidades, vêm ganhando atenção nos últimos anos.
Esta exposição se concentrará em netsuke em madeira esculpidos por artistas contemporâneos selecionados a partir de inscrições públicas, bem como obras de netsuke confeccionadas por artesãos contemporâneos atuantes, como Izumi Kato, e contará com obras de netsuke que os visitantes poderão tocar. Por meio desta mostra, pretende-se explorar o alto nível de habilidades artísticas e espírito lúdico das artes e ofícios japoneses sob uma nova perspectiva e, ao mesmo tempo, apresentar o “presente” e o “futuro” dos netsuke contemporâneos esculpidos em madeira.
O QUE SÃO OS NETSUKE?
Netsuke foram inventados pelos cidadãos comuns no Período Edo, sendo adorados e usados por eles durante esta época como itens utilitários. Porém, com a mudança para vestimentas ocidentais após a Era Meiji, os netsuke desapareceram da vida cotidiana do Japão. Em contrapartida, através da influência do japonismo, popular principalmente na Europa e nos Estados Unidos entre o final do século XIX e início do século XX, os netsuke foram exportados em grande número para o exterior e tornaram-se extremamente valorizados como arte e artesanato. Depois disto, a arte da confecção de netsuke foi mantida viva no Japão por um fio, graças a um número seleto de entusiastas e artesãos. Na década de 1970, um novo gênero, chamado “netsuke contemporâneos”, que traz novos conceitos e impressionabilidades, foi criado. Assim, artesãos de netsuke continuam a esculpi-los até hoje, produzindo novas peças todos os dias.
Mensagem de Tomio Sakamoto, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém:
Fico realmente feliz que a exposição “Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira” estará sendo realizada no Ano de Intercâmbio da Amizade entre Japão e Brasil.
Diz-se que os netsuke não são mais utilizados rotineiramente no Japão dos tempos atuais, mas ainda é possível ver netsuke sendo vendidos por todo o país, como mascotes em chaveiros ou amuletos da sorte, assim como pessoas usando eles em seus smartphones e bolsas. Ao me deparar com isto, tenho a sensação de que a cultura e o papel dos netsuke, originários do período Edo, continuam vivos no Japão moderno, adaptando-se aos tempos e mudando sua forma.
Esta exposição apresentará 65 netsuke criados entre 1975 e 2017. As obras variam em conteúdo, desde criaturas fantasiosas e divindades até figuras humanas e pequenos robôs, e algumas farão os visitantes rirem ou se perguntarem: “Qual foi a inspiração por trás dessas criações?”. Esses artesanatos que cabem na palma da mão certamente vão proporcionar uma experiência repleta de valor artístico e ludicidade impressionantes. Esperamos ansiosamente por todos vocês.
Mais informações:
Consulado do Japão em Belém
Site: https://www.belem.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/itpr
E-mail: [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/consuladojapaobelem/
Site oficial da exposição “Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira” por Japan Foundation (inglês): https://www.jpf.go.jp/e/project/culture/exhibit/traveling/contemporary_wood.html
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=D47QbxQjI98
Serviço:
Netsuke Contemporâneos Esculpidos em Madeira
Data: 02 de setembro a 02 de outubro
Horários: 09:00–14:00 (terça a quinta), 9:00-17:00 (sexta a domingo)
Local: Museu de Arte Sacra – Galeria Fidanza (térreo)
Endereço: Praça Frei Brandão, sem número – Cidade Velha, Belém (PA)
Entrada: Franca (somente para esta exposição)
Do Jornal PASSAPORTE/Fotos: Divulgação