Estagiários iniciam formação para atuar nas escolas de Belém

O Programa Municipal de Iniciação à Docência (PMID) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), começou na segunda-feira, 25, a formação da sua primeira turma, composta por 24 licenciandos de diferentes instituições de ensino superior. As atividades seguem até sexta-feira, 29, na Escola Municipal Benvinda de França Messias, no bairro de São Brás, em Belém, e marcam a preparação dos universitários antes do ingresso nas escolas da rede pública.

Os estagiários são da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Estadual do Pará (Uepa), do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Universidade da Amazônia (Unama) e da Faculdade Intercultural da Amazônia (Fiama). O programa tem foco no ensino de Matemática, componente curricular que apresentou os maiores desafios nos últimos indicadores de aprendizagem.

A turma foi distribuída nos grupos da manhã, com atividades das 8h às 12h, e o da tarde, com formação das 14h às 18h. Ao longo de 20 horas, os futuros professores serão acompanhados por técnicos pedagógicos que, além de orientar o processo, assumem o papel de mentores.

“Esse primeiro momento é fundamental para estreitar vínculos e alinhar expectativas. O coordenador pedagógico e o licenciando planejam juntos como será a atuação em sala de aula”, explica Beatriz Morrone, secretária executiva pedagógica da Semec.

Durante a formação, são criados cinco grupos para dinâmicas que estimulam a troca de experiências e o trabalho em equipe. O objetivo é aproximar a prática escolar da teoria estudada nas universidades.

“Viemos acompanhá-los, participar deste momento de formação para que eles possam depois desenvolver essas atividades com os nossos alunos, pois vão precisar desse aprendizado na prática, dentro da sala de aula, junto com o professor. O papel do coordenador é significativo e essa troca nos fortalece para também apoiar os estagiários”, destaca Alexandrina Marieta Santos Franco, coordenadora da Escola Maria Heloísa de Castro.

Além de formação continuada, os participantes recebem bolsa, vale-transporte e certificado. Para muitos, é também a primeira oportunidade de atuação na rede pública municipal.

Fredson Souza, estudante de Licenciatura em Matemática da UFPA e selecionado para atuar na Escola Municipal Gabriel Lajes, celebra a conquista.

“Eu espero aprender na prática aquilo que a gente vê na teoria e, ao mesmo tempo, contribuir com os alunos. É uma troca que vai fazer diferença na nossa formação. Essa oportunidade agrega muito para o currículo e para o futuro como professor, porque permite conhecer a realidade das crianças e da escola. É uma porta que está se abrindo”, afirma o estudante, que também atua como professor em cursinho popular e em projeto da própria universidade.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Semec e o Instituto Canoa, organização sem fins lucrativos que atua nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza em colaboração com a Universidade Stanford.

Para a diretora pedagógica do Instituto, Mila Molina, a proposta vai além da vivência prática: “É muito importante essa parceria, o licenciando ter alguém que acompanhe o trabalho e o ingresso dele na escola. Mais do que isso, é fundamental que eles tenham uma visão alinhada do que é aprender matemática. Aqui, a gente trabalha em grupo, discute hipóteses, aprende a ouvir e a respeitar o raciocínio do outro. Não é só sobre chegar à resposta certa, mas sobre entender como pensar juntos e construir soluções coletivas”.

O programa reforça o compromisso da Prefeitura de Belém em investir na educação pública e na valorização do magistério, preparando desde cedo novos profissionais para a sala de aula.

Quem pode participar:

  • Estudantes de cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática ou Letras (com habilitação em Inglês ou Espanhol),
  • Matriculados a partir do 4º semestre em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC),
  • Alunos com disponibilidade de quatro horas diárias (manhã ou tarde) de segunda a sexta-feira, e
  • Interessados em vivenciar, desde já, os desafios e potências da escola pública, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem de estudantes da rede municipal de Belém.

Benefícios para os estagiários:

  • Vivência prática supervisionada nas escolas da rede pública de Belém;
  • Formação continuada oferecida pela Semec em diálogo com as instituições de ensino superior;
  • Bolsa mensal de R$ 450;
  • Vale-transporte;
  • Certificado de participação;
  • Contribuição significativa para o currículo e desenvolvimento profissional; e
  • Oportunidade de contribuir com a aprendizagem de crianças e adolescentes.

Da Agência Belém