Uma história que já virou clássica no pop brasileiro voltou a ser lembrada por um de seus protagonistas. A briga, com direito a “pandeirada” na cabeça, que culminou com a saída de Leoni do Kid Abelha, no auge do sucesso da banda.
O cantor e a vocalista Paula Toller haviam se separado às vésperas do lançamento do segundo disco. A relação dos dois, ainda companheiros no Kid Abelha, foi ficando insustentável com o tempo. Enquanto isso, Leoni montava a banda Heróis da Resistência como um projeto paralelo.
“Um monte de coisas me fez querer montar os Heróis e sair do Kid Abelha. A primeira foi o fim do meu casamento com a Paula. A partir daí a convivência ficou muito esquisita, muito estranha. Continuamos trabalhando. Eu tinha minhas namoradas, ela tinha o namorado dela. Não era uma coisa complicada para mim, mas era para ela. O relacionamento pessoal ficou muito difícil”, contou Leoni no canal Pitadas do Sal, no YouTube.
Além do climão entre ele e a ex-mulher, Leoni não encontrava muito espaço para cantar no grupo, que tinha Paula como vocalista principal:
“No começo, eu tocava baixo ou cantava. Fazer as duas coisas ainda era um mistério. Com o tempo, virou uma coisa simples para mim. Aí eu queria cantar mais, mas no Kid não tinha espaço. Eu até consegui, negociei lá no segundo disco e cantei duas músicas. Mas sentia que não tinha espaço”.
Apesar de tudo, Leoni seguiu no Kid Abelha até a fatídica noite de 1986, no Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul do Rio, quando o cantor deixou a banda de vez.
“No começo da turnê do segundo disco eu resolvi ser sincero e falar para a banda: ‘olha, galera, quando terminar essa turnê eu vou sair porque eu quero seguir com os Heróis e tudo mais’. Fui falar isso e no dia seguinte teve uma briga que não deu mais para ficar. Eu podia ter esperado para falar depois da turnê, mas eu queria dar tempo para eles poderem se preparar. No dia seguinte teve uma briga pública, todo mundo ficou sabendo, saiu nas revistas. Exatamente o episódio da pandeirada”, contou Leoni.
Em entrevista em 2020, ao canal Maldita no YouTube, Kadu Menezes, que foi baterista do Kid Abelha, deu mais detalhes da famosa briga, da qual foi testemunha:
“Eu presenciei, cheguei alguns minutos depois da famosa pandeirada. Cheguei no burburinho da confusão. As meninas estavam berrando. A Paula e a namorada do Leoni naquele momento. Tinha acabado de acontecer. A Paula tinha um pandeiro que ela usava nos shows. Na hora da confusão, ela jogou. Era para acertar em não sei quem e acabou acertando o Leoni. Virou uma história do rock. O Kid ia tocar com o Leo Jaime a música que estava estourada. Quando Leoni não entrou com os outros, a ficha caiu de que a confusão tinha dado m. No palco mesmo já falavam que ele tinha saído”.
Do Extra.Globo