O carimbó, a arte, o folclore e a cultura paraenses, especialmente da Região de Integração do Marajó, estão de luto. Morreu nesta terça-feira (26), Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno. Ele falece, aos 71 anos, no Dia Municipal do Carimbó, após enfrentar o câncer. Desde 22 de junho, o artista estava internado em Belém, diagnosticado com a doença em estado de metástase no pulmão, fígado e rins.
O prefeito Igor Normando, de Belém, fez publicar uma nota em seu instagram, por meio da qual, se pronunciou lamentando a morte do artista marajoara:
“Sua contribuição para a cultura segue como um legado eterno, que inspira e fortalece a identidade da nossa cidade. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”, falou o prefeito de Belém.
HISTÓRICO
Nascido em 1954 na Comunidade Quilombola do Salvá, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó, Damasceno se tornou referência no carimbó, nas toadas e na poesia oral. Os relatos da vida do Mestre Damasceno foram editados na obra “Mestre Damasceno e as Cantorias do Marajó”, lançada durante a Feira-Panamazônica, para o público infanto-juvenil.
SAMBA
Entre as conquistas mais recentes do artista está a vitória do Pará no concurso de Samba-Enredo da Grande Rio para o carnaval de 2025. A vencedora foi a escola de samba paraense “Deixa Falar”, que compôs o título “A mina é cocoriô!” pensado para o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”. A composição é assinada por Mestre Damasceno e outros músicos.
O artista foi homenageado na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes de 2025 e condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, alta honraria concedida pelo Ministério da Cultura, deixando legado no carimbó, Búfalo-Bumbá e tradição do Marajó.
COMUNICADO
Por meio do instagram do artista foi comunicado o falecimento, ocorrido no Hospital Ofir Loyola, em Belém:
“Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do Mestre Damasceno, aos 71 anos de idade, ocorrido nesta data (26/08/2025), em Belém. Figura essencial da cultura paraense e amazônica, Mestre Damasceno deixa um legado de saberes, histórias e ensinamentos que marcaram a vida de todos que tiveram a honra de conviver com ele. A família agradece as orações e manifestações de carinho recebidas nos últimos dias. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas pelos canais oficiais e redes sociais do Mestre Damasceno assim que possível”.
Do Jornal PASSAPORTE/Fotos: Reprodução