Seria ontem (24) o 10º lançamento de teste do Starship – o maior e mais poderoso foguete de toda a história da exploração espacial. No entanto, cerca de cinco minutos após o horário originalmente marcado para início da transmissão ao vivo pela SpaceX, o perfil oficial da empresa no X anunciou o cancelamento.
Após a conclusão das investigações sobre os problemas ocorridos durante o nono teste de voo e em um teste seguinte em solo, foram implementadas alterações de hardware e procedimentos operacionais para aumentar a confiabilidade do veículo.
“Os testes de voo continuam a fornecer aprendizados valiosos para embasar o projeto da próxima geração de veículos Starship [segundo estágio] e Super Heavy [primeiro estágio]”, diz a SpaceX em um comunicado. Segundo a empresa, “com a produção acelerada na Starfactory, na Starbase, e a construção de uma nova infraestrutura de lançamento e testes no Texas e na Flórida, a Starship está pronta para continuar a iterar rumo a um sistema de lançamento rápido e totalmente reutilizável”.
HISTÓRICO DE VOOS
O megafoguete de 120 metros de altura total consiste em duas partes, ambas projetadas para serem total e rapidamente reutilizáveis: um enorme propulsor de 70 metros de altura chamado Super Heavy e um estágio superior de 50 metros denominado Starship, que dá nome ao conjunto.
Relembre abaixo os nove voos de teste do complexo veicular Starship.
Abril de 2023
A Starship explodiu ainda acoplada ao Super Heavy. Falhas nos motores ativaram um sistema de destruição da espaçonave.
Novembro de 2023
A Starship se separou do Super Heavy e o propulsor explodiu. Na ocasião, a SpaceX identificou a necessidade de realizar 17 correções no megafoguete. A nave, que perdeu sinal após 8 minutos e 30 segundos, explodiu ao entrar em órbita.
Março de 2024
Em um grande avanço, o terceiro teste durou 50 minutos. A Starship foi destruída, mas nunca tinha ido tão longe. Apesar do sucesso da decolagem, a equipe perdeu o contato com a nave pouco antes do horário previsto para o pouso.
Junho de 2024
Pela primeira vez, a Starship pousou no Oceano Índico e, o Super Heavy, no Golfo do México, como planejado.
Outubro de 2024
Pela primeira vez, vimos um foguete dar ré! O quinto teste de voo da Starship tinha como meta dar mais um passo em direção à reutilização completa e rápida do veículo. Para isso, a SpaceX planejou o primeiro retorno ao local de lançamento e captura do propulsor Super Heavy, além de outra reentrada controlada da Starship — um mergulho no alvo definido, que fica no Oceano Índico. Sucesso!
Novembro de 2024
Mais um voo de sucesso! Contudo, o propulsor foi redirecionado para um mergulho controlado no Golfo do México. Por outro lado, ao ser capaz de acionar um de seus seis motores no espaço, a nave deu um passo crucial para missões futuras.
Janeiro de 2025
O sétimo voo da Starship não foi do jeito que pensávamos e resultou em uma explosão – mas a SpaceX garante já ter desvendado o problema do lançamento.
Março de 2025
O oitavo voo da Starship não saiu como planejado. Após cerca de oito minutos do lançamento, o estágio superior do foguete começou a girar descontroladamente e perder altitude, o que resultou em uma explosão.
Maio de 2025
Pouco mais de 80 dias após o oitavo lançamento, o Starship decolou novamente. Esta foi a primeira vez que um propulsor Super Heavy foi reutilizado (o mesmo modelo que voou no sétimo teste). Uma falha geral impediu que o booster realizasse alguns testes programados para a subida e a descida. Já o estágio superior atingiu a trajetória suborbital planejada para cumprir as metas pendentes dos voos anteriores, mas também enfrentou problemas e acabou girando descontroladamente no espaço, o que acionou a autodestruição.
Do Olhar Digital