Saberes da Amazônia no Salão do Turismo: a família paraense que transformou Bacuri em geleia premiada

Na região da Amazônia Atlântica, no município de Bragança (PA), a história de uma família se entrelaça com o perfume de uma fruta nativa: o bacuri. É de lá que vem Hortência Osaqui, da terceira geração de uma família que transformou o manejo sustentável do bacurizeiro em um legado de sabor e sabedoria. A jornada iniciada pelo seu pai, focada no manejo da espécie, ganhou um novo capítulo com Hortência, que desenvolveu a agroindústria familiar.

Hoje, a “Fazenda Bacuri” constitui um celeiro de delícias amazônicas. A fruta, que muitos confundem com um peixe, é a estrela de uma linha de produtos que inclui geleias, licores e frutas secas. E o trabalho rendeu frutos para além da colheita: em 2025, a geleia de bacuri da fazenda foi premiada como a segunda melhor do Brasil. “Para a gente, estar no Salão do Turismo é uma validação do nosso trabalho, mostrando esses sabores e saberes para um grande centro como São Paulo”, conta Hortência.

O trabalho da família não se limita à produção. Há 10 anos, foi criada a “Rota Amazônia Atlântica”, um roteiro de turismo rural que valoriza o agricultor familiar e promove a sustentabilidade na região. A iniciativa, apoiada pelo Ministério do Turismo, também será destaque no Espaço de Sustentabilidade do Salão. “É muito importante falar dessa sustentabilidade, porque é também contribuir com as mudanças climáticas que estão acontecendo”, reforça a produtora.

A rica história e os sabores consagrados da “Rota Amazônia Atlântica” são algumas das atrações do Mercadão da Agricultura Familiar, um espaço dentro do Salão do Turismo. Os visitantes do evento, que acontece de 21 a 23 de agosto em São Paulo (SP), têm a chance de conhecer de perto a força do turismo rural e provar as geleias e licores que carregam a alma da floresta. “A gente convida vocês para conhecer nossos saberes e os nossos sabores”, finaliza Hortência.

MERCADÃO

A fim de incentivar o turismo de base comunitária e a agricultura familiar, os ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar criaram o espaço do Mercadão, ponto de encontro para quem deseja levar um pedacinho do Brasil para casa. O local reúne mercadorias regionais, gastronomia típica e produções de associações que valorizam a identidade cultural e a criatividade de todas as regiões do país. São 69 expositores, que apresentam mais de 300 produtos, entre queijos, geleias, cervejas, cafés, vinhos, farinhas, chocolates, azeites, plantas medicinais e muito mais.

O EVENTO

Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA

O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC, e Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Victor Mayrink/Ministério do Turismo