Espiritismo cai, e parcela que segue umbanda ou candomblé triplica, mostra Censo

A parcela de brasileiros que se declaram como praticantes da umbanda ou candomblé triplicou no Brasil, revela o Censo 2022 sobre religião, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

📈Em 2010, 0,3% dos brasileiros afirmavam ser da umbanda ou do candomblé. Em 2022, este percentual subiu para 1%.

📉Já o número de espíritas caiu. Em 12 anos, passou de 2,2% para 1,8% dos brasileiros.

Para a analista do IBGE responsável pelo tema, Maria Goreth Santos, o crescimento das religiões de matriz africana não significa necessariamente conversão, mas uma maior segurança para assumir suas crenças.

“O que pode ser também é uma migração de quem se declarava espírita por ter medo ou vergonha de se declarar umbandista, se declarando desta forma neste Censo. Antes, se declaravam como católicos também”, disse Santos.

📍A pesquisa também mostrou a representatividade destas regiões por estado. A maior proporção de praticantes de umbanda e candomblé foi registrada no Rio Grande do Sul: 3,2%.

📍Já a maior proporção de espíritas foi encontrada no Rio de Janeiro: 3,5%.

O IBGE também fez um recorte por cor ou raça. Entre os adeptos da umbanda ou candomblé:

  • 42,9%são brancos
  • 33,2% são pardos
  • 23,2% são pretos
  • 0,3% são amarelos
  • 0,3% são indígenas

Já entre os espíritas:

  • 63,8% são brancos
  • 26,3% são pardos
  • 9% são pretos
  • 0,8% são amarelos
  • 0,2% são indígenas

O Censo 2022 sobre religiões no Brasil também revelou que:

  • O Brasil tem a menor parcela de católicos da história: 56,7%
  • Evangélicosbatem recorde e são 26,9% da população
  • Brasileiros sem religião também batem recorde: 9,3%
  • O catolicismo é maioria em todas as regiões do país, com maior concentração no Nordeste (63,9%), seguido pelo Sul (62,4%)
  • Já os evangélicos têm maior presença no Norte, com 36,8% e no Centro-Oeste, com 31,4%

➡️No Censo 2010, o IBGE detalhou as religiões dentro de cada grupo. Entre os evangélicos, por exemplo, informou quantos eram da Assembleia de Deus, Batistas ou Metodistas. No Censo de 2022, o instituto informou que ainda não é possível precisar se trará este novo detalhamento dos dados em futuras divulgações.

Do G1