O terceiro dia do 53º Festival de Cinema de Gramado chega com uma programação marcada por encontros e celebrações. Depois de uma noite movimentada pela exibição de ‘Nó’ e pelo lançamento da série ‘Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente’, este domingo, 17 de agosto, apresenta a estreia do longa ‘Papagaios’, de Douglas Soares, a cerimônia de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos, debates sobre filmes e séries exibidos no evento, além de novas atividades da programação universitária e do Conexões Gramado Film Market.
O último sábado (16) também contou com a coletiva do homenageado Rodrigo Santoro na Cristais de Gramado, mediada pelo curador Marcos Santuario. O ator reforçou o ano importante para o cinema brasileiro. “Eu venho falando sempre que posso que o Brasil é um país que tem uma cultura muito diversificada e que tem uma extensão, a gente vai de norte a sul e vai se transformando, e a gente é muito rica em uma série de coisas, não só em aspectos naturais. E eu acho que esse ano é uma prova empírica de que o país está sendo reconhecido pela sua arte, pelo seu cinema, não só mais pelo futebol, pelo carnaval, pelas belezas naturais. Mas então é muito bonito isso que está acontecendo agora”.
Joelma Gonzaga, secretária do audiovisual, participou da abertura da 9ª edição do Conexões Gramado Film Market e destacou a importância de discussões de negócio voltadas para o ambiente audiovisual. “Esse festival é um patrimônio da cultura brasileira. Eu gosto muito dos ambientes de mercado nos festivais, quando eu dava aula eu sempre chamava a atenção dos meus alunos para a importância de avançar todo o pensamento criativo e artístico junto com o pensamento de negócio e econômico do audiovisual. Quando você tem um roteiro e tem uma ideia, você precisa entender do ponto de vista econômico como isso vai se colocar de pé. É necessário ter uma estratégia econômica e negocial em um projeto e os ambientes de negócio propiciam isso”, disse a secretária.
DOMINGO, 17 DE AGOSTO
A programação deste domingo começa às 9h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, com a sessão reprise de ‘Nó’, de Laís Melo, seguida, às 10h, pelo debate sobre o longa na Sociedade Recreio Gramadense. Às 10h30, o local recebe mais uma atividade do Conexões Gramado Film Market – segmento de mercado do festival que reúne profissionais e instituições do audiovisual –, com o painel “Audiovisual construindo destinos”, que abordará o papel do cinema na promoção turística. Participam Carolina Cordero, Christiano Braga e Joana Braga, representando iniciativas como a POA Film Commission, RedIberofic e Refic.
No mesmo horário, às 11h, também na Sociedade Recreio Gramadense, será realizado o debate sobre a série ‘Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente’, de Marcelo Gomes e Carol Minêm, lançada no festival na noite anterior. Ao meio-dia, o Teatro Elisabeth Rosenfeld exibe o Programa 2 da VIII Mostra de Filmes Universitários, dedicada a produções de até 20 minutos realizadas por estudantes de ensino superior.
Às 13h, no Palácio dos Festivais, seguem as sessões do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos, tradicional vitrine da produção audiovisual do Rio Grande do Sul. O programa de hoje reúne os curtas ‘Imigrante/Habitante’, de Cassio Tolpolar (com audiodescrição e legendas descritivas); ‘Bom Dia Maika’, de Eddy Ramos (com Libras); ‘Roxo Lilás Violeta’, de Theo Tajes; ‘O Jogo’, de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila; ‘Trapo’, de João Chimendes; ‘Mãe da Manhã’, de Clara Trevisan; ‘Nhemongarai’, de Jorge Morinico e Hopi Chapman; ‘Perro!’, de Aleksia Dias e João Pedro Fiuza; e ‘E Depois de Fevereiro’, de Crystom Afronário. O debate sobre as sessões 3 e 4 acontece às 16h30, na Sociedade Recreio Gramadense.
No início da noite, às 17h, o público volta a se reunir no tapete vermelho para acompanhar as atrações no Palácio dos Festivais. Às 18h, a Mostra Competitiva de Longas Brasileiros apresenta ‘Papagaios’, de Douglas Soares. Ambientado no Rio de Janeiro, o filme acompanha Tunico, o “Papagaio Pirata” mais famoso da cidade, que vive aparecendo atrás de repórteres na TV. Após um acidente, ele conhece Beto, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz em um país com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias. No elenco, estão Gero Camilo, Ruan Aguiar, Leo Jaime, Ernesto Piccolo e Angela Paz.
Representando o filme, passam hoje pelo tapete: Douglas Soares, diretor e roteirista; Ruan Aguiar, ator; Gero Camilo, ator; Leo Jaime, ator; Paulo Serpa, produtor; Mayra Lucas, produtora; Heitor Franulovic, produtor; Guilherme Tostes, diretor de fotografia; Andy Malafaia, produtor; Claudete Troiano, atriz; Raphael Najan, ator; Cristiano Lopes, ator; Flávio Birman, ator; Angela Paz, atriz; Preto Viana, ator; Gerson Lobo, ator; Babi Xavier, atriz; Elizabeth Costa, atriz. Antes da entrada do elenco e equipe do longa no Palácio dos Festivais, a atriz e curadora Camila Morgado e os atores e jurados Edson Celulari e Isabel Fillardis eternizarão suas mãos na Calçada da Fama de Gramado.
Encerrando o dia, às 20h, o Palácio dos Festivais sedia a cerimônia de premiação do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra de Curtas Gaúchos, carinhosamente apelidado de “Gauchão” pelo público. Realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a mostra é uma das mais tradicionais do festival e um espaço fundamental para revelar novos talentos da produção audiovisual do estado. Nesta edição, são 18 títulos que formam um mosaico plural e descentralizado, reunindo produções realizadas na capital e em outras dez cidades gaúchas. Reconhecida por valorizar a diversidade de olhares e linguagens, a mostra distribui troféus e prêmios em dinheiro para os vencedores de 12 categorias, celebrando a força e a criatividade do cinema produzido no Rio Grande do Sul.
O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.
Por Marina Magdaleno/Fotos: Edison Vara
