A menos de 100 dias da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), acelera obras prioritárias para o evento. No balanço de quase oito meses de gestão, um dos destaques é a revitalização de praças e cartões-postais.
Em março, a Prefeitura de Belém entregou o novo Mercado da Farinha à população do Guamá. O espaço é um dos principais pontos comerciais do bairro, com movimentação diária de cerca de 600 pessoas, alcançando aproximadamente 800 nos fins de semana. O investimento foi de mais de R$ 5 milhões e ganhou recuperação e reforma completa da estrutura, obra realizada via parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), Seinfra e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
Revitalização de espaços de lazer
A revitalização de praças nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci melhorou a qualidade de vida das famílias, além de movimentar a economia local. No mês de junho, a gestão municipal investiu R$ 680,9 mil na obra de revitalização da Praça do Carananduba, em Mosqueiro. Foram renovados a academia ao ar livre, o parque infantil, o coreto coberto, além dos espaços pet e de convivência para idosos. O local ganhou ainda área de 200 metros para caminhadas. Também houve melhorias na reorganização do espaço, execução de pisos em concreto e tátil para pessoas com deficiência, nova iluminação em LED, instalação de bancos de concreto e plantio de grama.
Dona de um restaurante nos arredores da praça há mais de 30 anos, a comerciante Regina Abadessa comemora. “O movimento melhorou sensivelmente depois dessa reforma. Muitas famílias vêm para cá e isso foi muito bom para o comércio. A Prefeitura acertou em cheio com essa revitalização”, disse.
Em julho, a Prefeitura de Belém entregou duas novas praças no distrito de Icoaraci: a Praça Matriz e a Praça Moura Carvalho, conhecida como Praça do Triângulo. As entregas beneficiam toda a população do distrito, em especial cerca dos 3 mil moradores que vivem no entorno dos espaços.
Com a revitalização das praças houve a reorganização e modernização dos espaços, plantio de grama, construção de piso tátil para pessoas com deficiência e espaços de convivência. As praças ganharam ainda bancos em concreto, nova iluminação geral com luminárias de LED, novos equipamentos de academia, novos equipamentos de parque infantil, espaços pet e baias para estacionamento de carros.
“Brinquei aqui na minha infância inúmeras vezes. Mas eu nunca tinha visto uma revitalização como esta. Ficou tudo impecável, muito bonito mesmo. É muito importante uma praça próximo da nossa casa, é um local de distração, de passear com crianças, com idosos e, também, com os pets, como é o meu caso”, disse Raissa Lima, 25 anos, que reside próximo à Praça do Triângulo. Acompanhada do cachorrinho Joaquim, Raissa voltou a frequentar o novo espaço de lazer.
Recuperação do Pórtico de Mosqueiro
Ainda no mês de julho, a Prefeitura de Belém entregou o novo Pórtico de Mosqueiro, recuperado e revitalizado após uma obra de emergência executada pela gestão municipal. A estrutura sofreu interdição em janeiro deste ano, depois que a Defesa Civil constatou risco de colapso parcial ou total da estrutura e bloqueou a passagem de veículos para evitar acidentes.
Inaugurado em julho de 2005, o Pórtico estava sem manutenção desde 2014. Com 11 anos sem cuidados, houve deterioração estrutural do patrimônio municipal, o que implicava em risco de desabamento.
A obra de recuperação e reforma incluiu tratamento, reforço e substituição dos pilares danificados, recuperação da cobertura e reforma predial dos banheiros anexos, além de recomposição do abrigo dos vigilantes, serviços complementares (esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas) e nova identidade visual, além de um posto permanente de fiscalização da Guarda Municipal de Belém (GMB), que vai garantir maior suporte e segurança para a população.
Obras são prioritárias para a COP
No fim de julho, o prefeito Igor Normando entregou 367 boxes novos boxes revitalizados no Ver-o-Peso. Os espaços entregues são destinados a mercearia, frutas, hortifruti, camarão e farinha. Mais de 200 permissionários foram beneficiados. A entrega desses setores é parte da reforma completa do Complexo Ver-o-Peso, que já está mais de 90% concluída. Neste ano, já houve a entrega da Feira do Açaí, da Pedra do Peixe, da rua da Ladeira e do setor de venda de ervas.
Até o fim de outubro serão entregues os Mercados de Peixe e de Carne, a Feira da Farinha e os setores de hortifruti e industrializados. A reforma completa do Complexo Ver-o-Peso, uma das obras prioritárias para a COP-30, ocorre em convênio com a Itaipu Binacional.
Outras obras em preparação para a Conferência são a revitalização das avenidas Júlio César, com 44% de obras executadas, e Augusto Montenegro, com 48% executada; da avenida Romulo Maiorana, 67%; da Unidade de Valorização de Resíduos (URV) Cooperativa de Catadores da Terra Firme (Concaves), 85%: da UVR Filhos do Sol, 25%: das UVRs Associação dos Recicladores das Águas Lindas (Aral) e Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (Accsb), 15%. e reforma e implantação do Distrito de Inovação em Bioeconomia (DIB), 63%.
Estão em fase de conclusão a revitalização das praças Yogui e do Triângulo, no bairro do Tapanã, e das praças do Contorno Leste e Quinta dos Paricás, em Icoaraci. Até o fim do ano a Prefeitura vai entregar também as reformas no Complexo do Guamá e do Mercado da Pedreira.
“A Secretaria de Obras e Infraestrutura está empenhada, de braços dados com a Prefeitura e outros órgãos, para deixar Belém mais bonita e estruturada. As obras irão impactar no bem-estar, lazer, economia e responsabilidade ambiental para tornar a capital da Amazônia um orgulho para todos nós”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Arnaldo Dopazo.
Da Agência Belém