Quais carros a GWM produzirá na fábrica inaugurada no Brasil?

A montadora chinesa GWM inaugurou no final da semana uma unidade na cidade de Iracemópolis, no interior de São Paulo. A planta espera produzir 30 mil veículos por ano e gerar 1 mil empregos até o final de 2025.

A GWM vai utilizar um sistema chamado “peça por peça”, em que os componentes vêm prontos e são montados na fábrica. Serão três modelos produzidos por lá: um SUV híbrido, uma picape e um SUV de sete lugares.

Como será a fábrica da GWM no Brasil?

A unidade foi inaugurada na sexta-feira (15), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a segunda grande fábrica de uma montadora chinesa a chegar no Brasil, seguindo a instalação da BYD em Camaçari, na Bahia.

A GWM vai adotar um modelo de produção semelhante, chamado de “part by part” (ou “peça por peça”). Nele, as peças vêm de outros lugares e são montadas na unidade. Boa parte das peças ainda é importada, mas algumas já têm produção brasileira, com expectativa de alcançar 60% de conteúdo nacional até o ano que vem.

Segundo a montadora, serão R$ 10 bilhões investidos no Brasil ao longo de dez anos. A fábrica – que é apenas a terceira da GWM fora da China – já conta com 600 funcionários, com meta de chegar a 1 mil até o final deste ano.

Conheça os modelos que serão produzidos em SP

Inicialmente, serão três modelos. Conheça cada um deles.

Haval H6

  • O Haval H6 é o primeiro modelo da GWM no Brasil;
  • Trata-se de um SUV híbrido disponível em cinco versões: três com o sistema HEV (híbrido tradicional) e duas com baterias maiores e sistema PHEV (plug-in);
  • O SUV tem 4,7 metros de comprimento para as versões HEV e PHEV, e 4,68 para a versão GT. E 1,73 metro de altura para todas elas.

Haval H9

  • Este modelo é um SUV de sete lugares, que deve rivalizar com o Tiggo 8, da Caoa Chery;
  • Ele tem 4,95 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,93 de altura;
  • O motor é 2.4 Turbo Diesel, com 184 cavalos de potência e transmissão automática de nove marchas;
  • Entre os itens de série, estão câmera de 360 graus, assentos climatizados, central multimídia, carregador de celular por indução e sistema de auxílio ao motorista (ADAS), incluindo piloto automático.

Poer P30

  • O terceiro é uma picape, também com motor 2.4 Turbo Diesel e os mesmos itens de série;
  • A diferença é que o Poer P30 é maior, com 5,41 metros de comprimento, 1,94 de largura e 1,88 de altura.

Primeiro centro de pesquisa da GWM na América Latina

Além da fábrica, a GWM anunciou seu primeiro centro de pesquisa na América Latina. Segundo o g1, ele terá 60 técnicos e engenheiros focados no desenvolvimento de motores híbridos flex e na adaptação dos veículos para os gostos do consumidor brasileiro (entre outras funções).

Do Olhar Digital