Belém Pra Todos leva à população serviços essenciais gratuitos

Em celebração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, comemorado dia 12 de agosto, a Prefeitura Municipal de Belém promoveu na quarta-feira (13) mais uma edição do Belém Pra Todos, na Aldeia Amazônica. A ação foi realizada por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, em parceria com Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (Semcad) e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster).

De 8h ao meio-dia, mais de 500 pessoas usufruíram dos serviços essenciais de emissão de RG, CPF, título de eleitor, certidões de nascimento, casamento e óbito. geração de senha Gov.br. atendimento jurídico. e cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine). A iniciativa visa promover a inclusão social, garantir o acesso à cidadania e fortalecer a justiça social.

Segundo a secretária executiva de Direitos Humanos, Larissa Martins, a realização do Belém Pra Todos marcando o Dia Nacional dos Direitos Humanos reforça o objetivo do projeto, que é de garantir à população da cidade o acesso universal aos seus direitos básicos e à cidadania.

“Essa ação de hoje visa justamente assegurar que a população tenha garantidos seus direitos de uma maneira mais acessível. O projeto está ocorrendo aqui na Pedreira, bairro que é o coração da cidade, mas abrange outros bairros de Belém, justamente porque a gente entende que precisa ofertar esses serviços e promover a garantia de direitos para toda a população”, explica a secretária.

Os atendimentos mais procurados desta edição foram as emissões de RG e da certidão de nascimento. O público não ficou restrito aos moradores da Pedreira ou bairros adjacentes. A aposentada, Socorro Aviz, de 62 anos, por exemplo, mora no bairro do Curió-Utinga, e foi até a Aldeia Amazônica retirar a sua segunda via do RG, documento que não atualizava há uma década.

“Meu RG é muito antigo e sempre tive receio de não aceitarem mais. Quando vamos aos órgãos, é muita burocracia, tem que agendar, demora meses. Hoje consegui resolver isso de forma rápida e fácil”, contou.

Para a aposentada, o projeto Belém Pra Todos” é muito importante, pois “há uma grande quantidade de pessoas que precisam desses serviços. É uma ação essencial que essa gestão está proporcionando para a população“.

Já Idália Livramento, de 72 anos, moradora do bairro da Pedreira, buscou orientação jurídica para resolver a partilha de um terreno da família. Problema com o qual ela lidava há dois anos sem saber como solucionar.

“Foi a primeira vez que procurei um atendimento sobre essa questão. A servidora da Prefeitura me explicou tudo direitinho. Para quem não sabe onde se informar, esse serviço é uma ajuda essencial”, afirmou.

AÇÃO MENSAL

A secretária Larissa Martins informou que a edição do Belém Pra Todos dessa quarta-feira marca o início de uma nova fase do projeto: a partir de agora, a ação será realizada mensalmente na Aldeia Amazônica, com os mesmos serviços sendo disponibilizados gratuitamente à população, levando cada vez mais dignidade e cidadania para os belenenses.

Da Agência Belém