Servidor mais antigo da Prefeitura de Belém se aposenta

No dia 8 de novembro de 1966, aos 16 anos, o ainda adolescente, Tibúrcio Pereira iniciou a trajetória como servidor público na Prefeitura de Belém. Começou como agente de limpeza urbana, o gari, e, desde então, nunca mais parou. Agora, aos 75 anos e com 59 de dedicação ao serviço público, Tibúrcio encerra, oficialmente, a jornada profissional como servidor mais antigo da história da Prefeitura de Belém.

Lotado no Departamento de Limpeza Urbana (DLU), vinculado à Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), Tibúrcio atuou durante décadas nas ruas da cidade. “Já trabalhei em quase todas as ruas de Belém”, lembra com orgulho. Em 2025, passou a exercer funções administrativas.

Na sexta-feira (8), na despedida oficial, a Prefeitura de Belém prestou homenagem ao servidor. A cerimônia, ocorreu na sede do DLU, com DJ, colegas de trabalho, servidores da pasta e do titular da Sezel, Cleiton Chaves.

Durante o evento houve exibição de um vídeo gravado pelo prefeito Igor Normando em agradecimento ao servidor. “Sei que é uma data muito especial. O seu Tibúrcio contribuiu imensamente para Belém. A sua missão enquanto servidor público foi cumprida com excelência. Agora, é hora de descansar e aproveitar a família. O senhor foi um exemplo para todos nós”, afirmou o Cleiton Chaves.

A aposentadoria, para Tibúrcio, chega com um misto de emoções. “Acho que estou me aposentando na hora certa. Já trabalhei muito, agora quero descansar. Mas vou sentir falta de todos aqui. Trabalhei com tantas pessoas ao longo desses anos… Vai dar saudade da rotina também”, contou, emocionado.

“Já trabalhei em caçamba retirando entulho, no antigo crematório da cidade e na limpeza de todas as feiras de Belém”, relembra Tibúrcio. As feiras, aliás, foram o ambiente que mais marcaram sua trajetória. “Nas feiras a gente sente uma liberdade. Todo dia acontece algo diferente. Fiz muitas amizades com feirantes e clientes. Eu adorava”, relata.

Essa é a segunda homenagem recebida por Tibúrcio pela atual gestão. Em 12 de janeiro, durante as comemorações pelo aniversário de Belém, o prefeito Igor Normando convidou o trabalhador para um encontro no Palácio Antônio Lemos e concedeu uma medalha de honra ao mérito pelos anos de serviços prestados a cidade. “Em todos esses anos, nunca tinha recebido uma homenagem de nenhum prefeito. O Igor Normando foi o único. Ganhei a medalha em janeiro e agora recebo essa mensagem de despedida. Sinto o meu trabalho reconhecido”, disse.

Agora aposentado, Tibúrcio ainda não tem planos definidos para o futuro. Por enquanto, quer aproveitar o tempo ao lado da esposa, Maria do Socorro Ramos, de 62 anos, e dos filhos, Rafael Bentes, de 22, e Lindalva Vilhena, de 28. Depois de uma vida inteira dedicada à limpeza e ao cuidado com Belém, agora ele vai desfrutar de uma merecida tranquilidade.

Da Agência Belém