Belém recebe nova etapa de obra do Canal da Gentil Bittencourt

A comunidade do bairro de Canudos recebeu a nova etapa concluída da obra do Canal da avenida Gentil Bittencourt, que vai impactar na vida de milhares de pessoas, especialmente, na mobilidade urbana e na qualidade de vida.

“A obra vai beneficiar mais de 300 mil pessoas, que agora vão poder viver com tranquilidade, sem o risco constante de alagamentos e prejuízos. Isso representa mais dignidade e qualidade de vida para quem mora aqui. É difícil mensurar o impacto que isso tem na vida de uma família, mas quem viveu a dor das enchentes sabe o quanto essa transformação é valiosa”, afirmou o prefeito Igor Normando, durante a cerimônia de entrega.

Executada pelo Governo do Estado, com investimentos do Governo Federal viabilizados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a intervenção representa um marco importante dentro do maior programa de macrodrenagem da história da capital paraense e integra o conjunto de obras estruturantes que compõem um legado duradouro para a cidade, em preparação para a Conferência do Clima da ONU, a COP-30, que ocorre em novembro deste ano na capital.

Com cerca de 900 metros de intervenções, a obra do Canal da Gentil faz parte de um pacote de mais de 30 frentes de trabalho voltadas à melhoria da infraestrutura urbana. As ações estão concentradas nas bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una, com o objetivo principal de combater os alagamentos históricos, melhorar a mobilidade e garantir mais dignidade à população que vive nas áreas afetadas.

Durante anos, os moradores da região sofreram com inundações recorrentes, prejuízos à saúde, perdas materiais e dificuldades de locomoção a cada chuva. Com as intervenções, a realidade da comunidade de Canudos começa a ser transformada.

A segunda etapa da obra incluiu a recuperação das paredes do canal, implantação de redes de abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário, além da pavimentação das vias laterais, construção de cinco pontes, oito passarelas, ciclofaixa, urbanização viária e aterramento de quintais.

Da Agência Belém