O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, provavelmente, não pregou os olhos durante a noite, pensando em como reverter uma grave situação: ele foi declarado “persona non grata” pelos vereadores de Belém, capital do Pará, que será sede, neste ano, da COP 30, a conferência para o clima da Organização das Nações Unidas – ONU. A proposta, aprovada por maioria de votos, é do vereador Alfredo Costa, do PT. A aprovação aconteceu na plenária ordinária realizada na quarta-feira (06 ), recebendo destaque de vários órgãos de imprensa diretamente ligados à esquerda petista e psolista.
Provavelmente, Donald Trump tentará usar de todos os meios políticos e diplomáticos para resolver tal impasse, ele que já sabe que será convidado de Lula da Silva a participar da COP 30 em Belém, em novembro deste ano.
A proposta do vereador, professor Alfredo Costa, parece tão importante como uma aprovada pela mesma Câmara Municipal de Vereadores de Belém, há muitos anos, que criou, por lei, e o prefeito da época sancionou, o “Dia do Vizinho”.
TARIFAÇO
Segundo a Câmara Municipal de Vereadores, a decisão foi motivada pela recente imposição de um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA. A medida passou a valer oficialmente nesta quarta-feira (6) e tem gerado reações políticas e econômicas no país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista à agência de notícias Reuters, que só pretende ligar para o presidente dos Estados Unidos quando sentir que há disposição real para diálogo sobre a medida do tarifaço. Até lá, afirmou que não vai se humilhar.
MAS ATENÇÃO!
A proposta de declarar Trump persona non grata na capital paraense foi apresentada pelo vereador Alfredo Costa, líder da bancada do PT em Belém, e aprovada por 12 votos favoráveis, contra 9 contrários e 2 abstenções. A declaração de persona non grata aprovada em Belém é simbólica, e não impede Trump de participar da COP30, em novembro.
No requerimento, o vereador argumenta que a medida adotada por Trump desencadeou efeitos econômicos imediatos no Brasil, especialmente nos setores industriais ligados à exportação de madeira e derivados.
Vejas os vídeos de Instagram acerca da situação apresentada por Alfredo Costa e o que diz a oposição:
https://www.instagram.com/reel/DNB5eTKO0nz/?igsh=MW80a24zZGF4MnJpag%3D%3D
https://www.instagram.com/reel/DNB62gcySOv/?igsh=b2J3NWFzMjcydWVq
Do Jornal PASSAPORTE com informações do G1