Dom Alberto deixa o governo da Arquidiocese de Belém. Dom Júlio Alkamine End é o novo arcebispo metropolitano.

Dom Júlio Alkamine End assume hoje em definitivo o governo da Arquidiocese de Belém e o Círio de Nazaré deste ano. Hoje, a Santa Sé anunciou que o Papa Leão XIV aceitou a renúncia canônica de Dom Alberto Taveira Corrêa, processo iniciado em maio, ainda no Pontificado do Papa Francisco, quando o arcebispo completou 75 anos e agora passa a ser emérito, mas continuará atuando ao lado do novo arcebispo e de seu auxiliar, Dom Paulo Andreolli, inclusive morando no Palácio Episcopal, na Rua Dr Moraes, no bairro de Nazaré, área nobre da capital paraense.

Segundo a Arquidiocese de Belém, não haverá uma festa de posse, uma vez que Dom Júlio chegou à cidade em maio e naquele mesmo mês foi empossado por Dom Alberto, na Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé).

Em seu Episcopado, Dom Alberto trabalhou pela multiplicação do número de padres e de paróquias na Região Metropolitana de Belém. A Arquidiocese de Belém tem jurisdição sobre a capital, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, com mais de 200 padres e diáconos diocesanos.

Do Jornal PASSAPORTE